Profissionais de saúde que combatem a covid-19 podem receber atendimento gratuito em saúde mental


03 de abril de 2020


Médicos, enfermeiros, técnicos e outros trabalhadores da área da saúde de todo o país já podem solicitar atendimento em saúde mental pela rede TelePAN Saúde Medicina/UFMG. Mais de 700 voluntários estão prontos para realizar o atendimento online, individualizado ou em grupo, por meio da plataforma de teleconsultas da Faculdade de Medicina da UFMG. O intuito do projeto é dar apoio a esses profissionais, que atuam na linha de frente do combate à covid-19.

Os profissionais de saúde que desejam receber o atendimento devem fazer a solicitação por meio de formulário online, disponível no site www.medicina.ufmg.br/telepansaude, ou por e-mail (telepan.ufmg@gmail.com). É preciso indicar o nome completo, profissão, qual seria a melhor forma de comunicação – Skype, telefone, Zoom ou Whatsapp, por exemplo –  e horário ou data para a marcação do atendimento.

A rede de atendimento voluntário é constituída por profissionais da saúde com qualificação na atenção em saúde mental. Eles receberão um e-mail com a solicitação de atendimento e terão até 72 horas para responder. De acordo com o coordenador do projeto e professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, Helian Nunes, a inciativa surge do reconhecimento de que os profissionais de saúde que estão na frente do combate à pandemia podem sofrer impactos na saúde mental. 

Recrutamento
O projeto estará ativo até o final da pandemia, mas poderá continuar depois para atenção de algum grupo específico mais vulnerável. As inscrições para voluntários também ficarão abertas por meio do mesmo site, durante todo o período da pandemia. Os voluntários que não tiverem experiência em saúde mental poderão atuar em atividades de menor complexidade na rede de atendimento, até que recebam treinamento e supervisão para atendimentos especializados.