Projeto Voz para Todos é tema do Mural do Cenex

10 de maio de 2019

Mural está em frente às salas 121 e 123 da Faculdade. Foto: Carol Morena

O Dia Mundial da Voz, celebrado em abril, foi inspiração para o projeto “Extensão Viva: divulgar para inspirar” do Centro de Extensão da Faculdade de Medicina da UFMG (CenexMED). Durante todo o mês de maio, ele expõe as ações do “Programa Voz para Todos” no seu mural, em frente às salas 121 e 123, primeiro andar da Instituição. Essa exposição tem o objetivo de apresentar os projetos do curso de Fonoaudiologia que trabalham com o tema.

A professora do Departamento de Fonoaudiologia, Letícia Caldas, conta que o Programa, criado em 2013, uniu três projetos já existentes na Faculdade, que tinham o mesmo interesse de cuidado com a voz. Desses, dois ela coordena: o projeto Promoção da Saúde Vocal e o projeto Observavoz.

Letícia explica que todas as pessoas estão sujeitas às disfonias, sendo que um terço da população terá um episódio de alteração na produção da voz em algum momento da vida. Por isso, o projeto Promoção da saúde vocal oferece palestras gratuitas em creches, escolas e asilos sobre como preservar a voz. Também são feitas ações de conscientização, com panfletagem, nos postos de saúde.

O trabalho tem tido um bom alcance com a comunidade, segundo a professora, e a tecnologia tem sido uma aliada na promoção da saúde vocal. No projeto Observavoz, por exemplo, há cartilhas online, tutoriais e vídeos educativos sobre os cuidados com a voz e o ensino em fonoaudiologia a fim de informar e engajar a população nos cuidados com a voz.

A professora acrescenta que esse projeto ainda tem planos de ser ampliando promovendo jogos. “A gente vai começar a fazer jogos que abordam o tema da voz, com atividades de aprendizagem e mais interativas para a população e alunos. É um conteúdo desenvolvido para trazer ferramentas que possam ajudar no ensino e trabalhar com os pacientes aqui no Hospital das Clínicas (HC) da UFMG”, conta.

Além desses, há o projeto “Aperfeiçoamento da voz profissional”, coordenado pela professora do mesmo Departamento, Adriane Mesquita, que faz atendimentos aos professores com alteração vocal da rede municipal de Belo Horizonte. São realizados encontros em grupo, nos quais são ensinadas técnicas por meio do método de tratamento Programa Integral de Reabilitação Vocal (PIRB).