Projeto de epidemiologia ganha apoio internacional

06 de outubro de 2009

O programa Capes – Nuffic divulgou o resultado dos projetos selecionados e que iniciam suas atividades ainda em 2009. O projeto “Epidemologia das doenças crônicas não transmissíveis” foi o único do estado de Minas agraciado com o financiamento. O programa tem o objetivo de promover intercâmbio científico entre instituições de ensino superior do Brasil e da Holanda.

Desenvolvido pelas professoras Suely Meireles Rezende, Valéria Passos Azevedo do Departamento de Clínica Médica, e Sandhi Maria Barreto do Departamento de Medicina Preventiva e Social, este projeto realiza pesquisas sobre epidemiologia das doenças crônicas, com ênfase nas áreas de diabetes, envelhecimento e trombose.

O intercâmbio será entre a Faculdade de Medicina da UFMG e as universidades holandesas de Amsterdam e Leiden. As equipes terão direito a duas missões de trabalho e duas missões de estudo por ano, por projeto, que serão realizadas através do financiamento de viagens para docentes doutores da equipe e da concessão de bolsas de estudo no exterior aos estudantes participantes dos projetos.

O programa é baseado em um acordo assinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e o The Netherlands Organisation for International Cooperation in Higher Education (Nuffic) da Holanda. A parceria irá possibilitar a formação de pesquisadores de alto nível nos dois países, e se destina a apoiar projetos de pesquisa com até quatro anos de duração.

Veja a lista dos 11 projetos aprovados no Brasil.

Mais informações: site da Capes

Redação: Maíra Lobato – Jornalista