Projeto de extensão promove qualificação profissional em educação

Ação é aberta à qualquer professor de ensino superior.

24 de junho de 2020 - ,

O projeto de extensão “Capacitação Docente em Ensino Digital”, do Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS)´da Faculdade de Medicina da UFMG, pode auxiliar professores de qualquer instituição de ensino superior a adaptar conteúdos didáticos para plataformas digitais. Ação é supervisionada pela professora do MPS, Graziella Lage.

O contexto atual da pandemia de covid-19 oferece desafios para os profissionais da educação. “Este é um momento bastante desafiador para todos os professores, não apenas os do ensino superior. Nossa realidade epidemiológica não nos permite voltar com o ensino presencial de forma segura e, ao mesmo tempo, não podemos deixar os alunos sem o conteúdo que necessitam para sua formação”, comenta a professora Graziella.

“Acho que os docentes poderão ampliar seu repertório de atividades e ferramentas para construir aulas e materiais com ainda mais qualidade e proximidade dos estudantes, e os discentes, por sua vez, serão beneficiados por terem ao seu alcance aulas mais estimulantes e professores ainda mais engajados”, avalia.

Estão previstas cinco turmas. O curso foi idealizado para contemplar etapas que envolvem a elaboração de uma aula remota, indo desde a sua preparação e objetivo, até a montagem propriamente dita do material, como engajar o estudante neste aprendizado e como obter feedback sobre o que foi ensinado.

A ação de extensão é uma parceria com o GEDAAM (Grupo de Estudos em Didática Aplicada ao Aprendizado de Medicina), que é um grupo de mentoria entre pares para estudantes. Inicialmente alocado na Faculdade de Medicina em 2013, a iniciativa se expandiu para outros cursos da UFMG e outras Instituições de Ensino Superior. O foco principal é a aplicação de princípios de Ensino Baseado em Evidências para desenvolver o Aprendizado Baseado em Evidências.

Mais informações e inscrições pelas páginas do Grupo.