Projeto usa redes sociais para prevenção ao suicídio

02 de junho de 2017

A utilização das redes sociais para a prevenção ao suicídio é o foco do Veículo Inspirador de Amanhãs Solidários (V.I.D.A.S), projeto de extensão coordenado pelo professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, Humberto Correa, que será lançado ainda este mês de junho.

O projeto, que conta com a participação de estudantes de graduação, visa propor novos olhares e discussões a jovens de 15 a 35 anos de todo o Brasil que, pelas redes sociais Facebook e Instagram, buscam alternativas para lidar com os problemas do dia a dia. A promoção do bem estar e vida foca em duas frentes: pessoas em situação de risco de suicídio e pessoas dispostas a ajudar quem esteja nessa realidade.

Por esses canais, serão transmitidas boas notícias e mensagens positivas, selecionadas pelos estudantes participantes do projeto e profissionais da agência de marketing digital Chá de Conteúdo, parceira do projeto.

De acordo com Cínthia Demaria, jornalista da agência, o projeto abre, ainda,  espaço para que pessoas de todo o Brasil possam contribuir com conteúdo para ajudar no salvamento de vidas. “Trata-se de uma ação de prevenção ao suicídio em iniciativa que envolve pessoas em situação de risco e, principalmente, cidadãos dispostos a ajudar com mensagens enviadas pelas Redes Sociais do projeto”, explica.

Pílulas de vida
O V.I.D.A.S. se propõe a ser um espaço para lembrar que a vida está plena daquilo que faz as pessoas melhores a cada dia, onde todos possam se ajudar mutuamente.

Com o mote de distribuir pílulas de vida, o projeto espera ser aliado no combate ao suicídio de jovens e adultos com respaldo médico e acadêmico, para que pessoas sem conhecimento clínico possam ser úteis na cura dos males de seus iguais.

Redação:
com Chá de Conteúdo