Projeto debate desenvolvimento de aplicativos acessíveis para o autocuidado em saúde


20 de abril de 2017


Nos dias 27 e 28 de abril, a Faculdade de Letras da UFMG (Fale) recebe o III Workshop Interinstitucional do projeto Empoder@, que vai abordar a Modelagem da Linguagem no Desenvolvimento de Aplicativos Acessíveis para o Autocuidado em Saúde.

O objetivo é propiciar o debate sobre requisitos e necessidades da modelagem da linguagem verbal e língua de sinais para desenvolvimento de aplicativos de computação móvel com Agentes Conversacionais Animados (ACA) e a familiarização com aspectos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), relevantes para o desenho de práticas inclusivas na área da Saúde.

Dentre os temas das apresentações, estão os dispositivos de computação móvel com agente conversacional animado, acessibilidade em saúde pública focada em Libras, relatos de projetos sobre aplicativos para o autocuidado em condições crônicas. Também haverá uma mesa-redonda sobre planejamento de aplicativo acessível para o autocuidado em saúde, e duas oficina sobre os fundamentos da interação em Libras para aplicações visando ao autocuidado em saúde.

O evento será no Auditório da Fale, sala 1007, e no CAD2 sala B504.
Projeto Empoder@
O Empoder@ enfoca práticas educativas na área da saúde em suas múltiplas dimensões clínicas, discursivas e culturais, com proposta de metodologia interdisciplinar com diálogo entre áreas como ciências da saúde, estatística, ciências da computação e linguística aplicada, além de inovação tecnológica.
É coordenado pela professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Heloísa de Carvalho Torres, que também coordena o Núcleo de Pesquisa em Gestão, Educação e Avaliação em Saúde (Nugeas), em parceria com Fale e Estatística Aplicada da UFMG e com o Instituto de Ciências Exatas.

Inscrições e informações na página do evento.

Redação: com informações da Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG