Acesso interno

Projeto do HC é destaque em evento de pesquisa internacional

Aluno de Medicina da UFMG, representando o projeto, apresentou os resultados do programa desenvolvido no Hospital das Clínicas da UFMG desde 2014


22 de janeiro de 2020 - , , , ,


Projeto do HC é destaque em evento de pesquisa  internacional

O Programa de Rastreamento da Valvopatia Reumática (Provar), uma colaboração entre a UFMG e o Children’s National Health System de Washington, nos Estados Unidos, foi destaque, em dezembro, no “Every Heartbeat Matters – Edwards Lifesciences Foundation”, evento de financiamento de pesquisa que aconteceu na cidade de Irvine, no estado da Califórnia. O acadêmico do 12 º período de Medicina na UFMG, Breno De Filippo Rezende, representou a equipe do Provar na ocasião.

O objetivo foi mostrar os resultados do projeto de rastreamento desenvolvido no Hospital das Clínicas da UFMG desde 2014. De 2017 até hoje, já foram realizados aproximadamente 8 mil ecocardiogramas e mais de 40 mil pessoas foram educadas acerca de doenças cardíacas valvares.

Provar

O Provar+, projeto de rastreamento de cardiopatias na Atenção Primária por meio de ecocardiografia em centros de saúde, são realizados por agentes não médicos, que utilizam aparelhos portáteis e ultraportáteis.

As imagens são transmitidas por telemedicina e analisadas por especialistas do Hospital das Clínicas e de Washington, com o objetivo de fazer diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares. A partir deste exame, determina-se se o paciente tem alterações sugestivas de doenças cardíacas.


(Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG)