Projeto Horizonte promove ações de prevenção durante o evento

Parada do Orgulho LGBT+ acontecerá no dia 14 de julho, na Praça da Estação, região central de Belo Horizonte.


09 de julho de 2019 - , ,


A 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de Belo Horizonte, que acontecerá no dia 14 de julho, tem expectativa de público de cerca de 200 mil pessoas, segundo seus organizadores. Nesta data, equipe e voluntários do Projeto Horizonte – pesquisa, intervenção educativa e prevenção à Aids da Faculdade de Medicina da UFMG – circularão em meio a essa imensidão de gente, que se reunirá na Praça da Estação, para levar a prevenção contra o HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Durante o evento, voluntários irão apresentar o Projeto, falar sobre prevenção e distribuir material educativo e preservativos. “São os próprios voluntários jovens que fazem parte do Projeto e que irão falar com seus pares, o que possibilita atingir o público de maneira mais efetiva”, explica a psicóloga do Horizonte, Ana Paula Silva. Uma equipe do projeto também ficará na “Barraca da Prevenção”, juntamente a equipe da Coordenação Municipal de Saúde Sexual e Atenção às IST/Aids e Hepatites Virais.

O Projeto Horizonte convida gays e outros homens que fazem sexo com homens, bissexuais, travestis e mulheres trans, com idade acima de 18 anos e que moram na grande BH, para participarem de pesquisas em HIV/Aids e também em estudos aninhados ao Horizonte, tais como a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). Esse estudo consiste no uso de medicamentos antirretrovirais antes de exposição sexual de risco por pessoas que não possuem o vírus, para a prevenção da infecção.

Ana Paula Silva comenta que o evento permite maior alcance desse público. No entanto, ela reforça a importância de se discutir a prevenção diariamente, em diferentes espaços. “Na Parada, alcançamos um número maior de potenciais participantes do estudo. Mas temos que lembrar sempre que a prevenção é uma discussão continuada, e essa é a proposta do Projeto”, afirma.

A concentração da Parada de Orgulho LGBT+ será às 11h, na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O evento, gratuito e aberto ao público, é organizado pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos), entidade da sociedade civil que luta pelos direitos e promoção da cidadania das pessoas LGBT+ e contra a homofobia e toda forma de preconceito. Neste ano, a parada tem como tema: “Não aos retrocessos! Revivendo Stonewall”, que celebra o surgimento da militância LGBT+.

Projeto Horizonte

Criado em 1994, o Projeto Horizonte participou de todas as edições da Parada de Orgulho LGBT+ em BH, levando a prevenção para milhares de pessoas. O projeto é coordenado pelo infectologista e professor titular da Faculdade de Medicina da UFMG, Dirceu Greco, e tem como objetivos determinar a incidência da infecção pelo HIV e conhecer os fatores sociocomportamentais associados à infecção. O público atendido é acompanhado semestralmente por equipe multidisciplinar e recebe aconselhamento pré e pós-teste anti-HIV, suporte psicológico e acompanhamento médico e laboratorial, além do fornecimento de preservativos e de gel lubrificante.

Acesse a página do Projeto Horizonte e as redes sociais (Instagram), (Facebook) e ( Twitter).

Mais informações: 3226 -8188