Ana Cristina Côrtes Gama

Este é o principal papel do professor: é realmente dar espaço para o outro fazendo novas descobertas

Minas Gerais, Goiás, São Paulo e a realização de um sonho. Com ele na bagagem, do Sudeste ao Norte, passando pelo Centro-Oeste, de volta à terra onde nasceu e pouco havia vivido. Na bagagem, está lá também a percepção da diversidade cultural, de experimentar novos sabores e se abrir às diferenças, porque, assim como Minas, o Pará tem uma identidade culinária singular e marcante. Isso é o que se leva no próprio contato com o aluno, buscando entender melhor o que ele sente, porque há estudantes de todos os lugares do país na universidade.

Quem conta essa história é a professora titular do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Ana Cristina Côrtes Gama. Ao citar suas diversas pesquisas na área, especialmente as que foram desenvolvidas no Ambulatório de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas e renderam resultados práticos, ela lembra a importância de uma relação estreita com o aluno, da troca com o outro.

Em 2000, Ana Cristina se tornou a primeira professora substituta do curso de Fonoaudiologia da UFMG. Dois anos depois, no primeiro concurso para professor efetivo, a primeira professora fonoaudióloga do curso, que antes contava com docentes de outros Departamentos. Nessa trajetória de construção, que ajudou a formar a primeira turma em 2004, foi criado o Departamento de Fonoaudiologia e um Programa de Pós-Graduação, hoje na oitava turma.

A partir do primeiro curso de mestrado acadêmico em instituição pública do estado, dentre os programas vigentes na área da Fonoaudiologia, foi possível adquirir equipamentos de ponta para a avaliação da voz e da laringe. Um laboratório dotado com o que há mais de mais tecnológico no mundo também impacta positivamente, claro, nas pesquisas. Para concluir esse crescimento acadêmico, que inclui graduação e pós-graduação, Ana Cristina acredita que ainda falta um projeto de doutorado para o curso.

Dia desses, uma das suas filhas, que foi representante de turma na escola, ao ouvir a professora dizer que ela falava muito bem, não hesitou: “Minha mãe é fonoaudióloga”!

Texto, produção e apresentação: Lucas Rodrigues
Fotos: Carol Morena