Ana Cristina Simões e Silva

Desde a época de colégio eu queria ser professora. Fui monitora de diversas matérias da escola e a pesquisa sempre foi uma coisa que me interessou muito

A medicina foi um caminho natural na trajetória da professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Ana Cristina Simões e Silva. Com notas boas durante a escola, a docente foi monitora de matérias como química e biologia para os colegas de classe. “Era ótima aluna, menos em história e geografia”, revela. A primeira médica da família decidiu o curso que faria na graduação ainda no Ensino Fundamental.

Também foi durante essa etapa que Ana Cristina decidiu que queria ser professora. “Sempre gostei da parte de pesquisa. Quando eu entrei na faculdade, eu já tinha ideia do que faria para continuar a vida acadêmica”, lembra a professora, que participou da seleção de mestrado antes mesmo da residência médica.

Além de atuar como professora e pesquisadora, Ana Cristina é coordenadora da Unidade de Nefrologia Pediátrica do Hospital das Clínicas. Para ela, lidar com crianças é algo satisfatório e que combina com sua personalidade. “Eu gosto muito de sinceridade e criança é muito sincera. Além de exigir uma capacidade de investigação, de descobrir, que eu gosto muito”. A paixão pela investigação e pela medicina são temas dessa história.

Texto, produção e apresentação: Maria Dulce Miranda
Fotos: Carol Morena