Projetos de estudantes da Faculdade recebem prêmio na Semana do Conhecimento UFMG

22 de outubro de 2018

Dois projetos desenvolvidos por estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG foram premiados durante a cerimônia de encerramento da 27ª Semana do Conhecimento UFMG, que ocorreu na última sexta-feira, 19 de outubro, no campus Pampulha. Os trabalhos receberam o título de “Destaque de Extensão” e “Menção Honrosa”.

A cerimônia reconhece os melhores trabalhos apresentados durante a Semana por estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação, professores e servidores técnico-administrativos. Sessenta e nove participantes foram premiados, em categorias que contemplaram o ensino, a pesquisa e a extensão.

Heleson Herly, aluno da Faculdade de Medicina da UFMG que recebeu Destaque de Extensão

O projeto intitulado “Ações de Extensão em Oncologia Pediátrica aproximando a academia e a comunidade”, realizado pelo estudante da Faculdade de Medicina, Heleson Herly Ferreira, recebeu o prêmio “Destaque de Extensão”. O trabalho foi orientado pela professora do Departamento de Pediatria, Karla Emília de Sá Rodrigues, e teve como objetivo desenvolver ações para a conscientização da população e dos discentes sobre o câncer infanto-juvenil.

Entre essas ações, está o projeto “SuperAção”, que consiste em ensaio fotográfico com crianças e adolescentes em tratamento oncológico, vestidas de seus super-heróis favoritos. “Essa ação surgiu na tentativa de trabalhar a força dos pais e das crianças na luta contra o câncer infanto-juvenil”, explica o estudante.

Para ele, propostas como essa possibilitam aos alunos de Medicina uma formação mais humanizada. “Apesar de toda carga horária que a Faculdade de Medicina exige, trabalhar num projeto de extensão como esse deixa a gente mais humano. É uma grande felicidade participar de algo tão grandioso”, diz.

O projeto faz parte do eixo “Qualidade de vida e diagnóstico precoce do câncer na infância e adolescência”, vinculado ao Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente (Observaped), que é um programa de extensão do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG.

Menção honrosa

O trabalho de iniciação científica “Associação entre os polimorfismos dos genes que codificam a interleucina-6 e a interleucina-10 e qualidade de vida em pacientes com hepatite C crônica”, recebeu menção honrosa durante a premiação. O projeto foi desenvolvido pelo estudante da Faculdade de Medicina, Diego Alves Vieira, e orientado pela professora do Departamento de Clínica Médica, Luciana Diniz Silva.

De acordo com a professora, a pesquisa teve como objetivo analisar se a resposta inflamatória em pacientes com hepatite C, causada por alteração genética, altera a qualidade de vida desses indivíduos. Como resultado, o trabalho encontrou que o paciente que está mais predisposto a ter inflamação tem redução na qualidade de vida, uma vez que a hepatite C é uma doença sistêmica, que não se restringe ao fígado.

Semana do Conhecimento

A Semana do Conhecimento deste ano teve como tema os “Saberes e práticas para reduzir desigualdades”. Fizeram parte da programação do evento, que ocorreu de 15 a 19 de outubro, o “XXI Encontro de Extensão da UFMG” e a “XXVII Semana de Iniciação Científica”.