Projetos de Extensão realizam mutirão de cirurgias em Juruaia

27 de fevereiro de 2023 - ,

Professores e alunos que participaram da ação na cidade de Juruaia. Foto: Acervo pessoal.

Estudantes da Ação de Extensão e da Liga Acadêmica de Feridas da UFMG, orientados por professores da Faculdade de Medicina, participaram de mutirão de cirurgias em Juruaia, no Sul de Minas. A iniciativa envolveu 17 estudantes de Medicina e Enfermagem e foi realizada em parceria com a prefeitura do município.

Nos últimos meses a cidade recebeu alunos do Estágio em Saúde Coletiva, mais conhecido como Internato Rural, que também esteve envolvido na ação.

Iniciativa envolve Ensino e Extensão, com ganhos para a formação dos estudantes. Foto: Acervo pessoal.

No total, foram realizadas mais de 80 cirurgias ambulatoriais em pacientes que estavam na fila de espera há meses ou anos. Além das cirurgias, os alunos da UFMG também orientaram os pacientes sobre os cuidados pós-operatórios e preventivos por meio de uma cartilha.

A ação contou com a orientação da professora do Departamento de Cirurgia Beatriz Deoti e do professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Francisco Panadés Rubio.

Internato Rural

O Estágio em Saúde Coletiva (Internato Rural) é uma disciplina obrigatória para os alunos dos últimos anos do curso de Medicina da UFMG e leva os estudantes para cidades do interior de Minas Gerais, onde moram e estagiam durante três meses com a preceptoria de médicos da Secretaria Municipal de Saúde.

A ideia central é que o estudante ganhe experiência conhecendo e atuando junto ao funcionamento e gestão do serviço público de saúde em cidades do interior, com vias a colaborar no permanente aprimoramento do SUS. Essa é uma oportunidade de aprenderem a autonomia no atendimento em saúde, mas também de participarem das ações que promovem desde a Atenção Primária à Saúde, até a preservação ambiental.

O estágio é oferecido há 45 anos, de forma ininterrupta, entre os meses de janeiro e dezembro, com 320 alunos por ano. Hoje, várias escolas de Medicina ao redor do mundo passaram a adotar a mesma metodologia.