Programa de rádio reúne ações da Medicina UFMG no enfrentamento da pandemia

Saúde com Ciência apresenta balanço da atuação da Medicina UFMG em relação à covid-19


21 de dezembro de 2020 - , , , , ,


A Faculdade de Medicina da UFMG não ficou parada diante da nova realidade da pandemia e respondeu rapidamente ao enfretamento do vírus por meio de inúmeros projetos que beneficiam a população. A conscientização e combate de fakes News por meio de informações de credibilidade, pesquisa para teste de uma nova vacina contra o novo coronavírus e estudos sobre impactos da pandemia na saúde mental são apenas alguns exemplos de ações encabeçadas pela Instituição que têm rompido distâncias entre o conhecimento científico e o retorno à sociedade.

Como balanço dessas ações e para que mais pessoas se beneficiem delas, o Saúde com Ciência dedica série sobre alguns desses projetos. Em deles é o “Adote sua vizinhança em tempos de coronavírus”, que atua com diferentes frentes em municípios do interior mineiro. Desde o início da pandemia, estudantes e ex-estudantes de Medicina e Enfermagem da UFMG auxiliam na busca de soluções para a realidade de suas cidades de origem junto aos gestores locais.

A professora do Departamento de Pediatria e coordenadora do Programa, Maria do Carmo Barros de Melo, conta que a ideia do projeto surgiu a partir da demanda para a divulgação de informações confiáveis sobre a COVID-19.

“Percebemos a necessidade de capacitar a população para o enfrentamento da pandemia, instruindo sobre as medidas preventivas, a gravidade da doença e o risco da disseminação”, lembra.

Para essa capacitação, o projeto atua com a produção de cursos a distância, podcast Xô Corona, distribuição diária do Boletim Matinal, elaboração de folders, livretos e cartazes educativos, participação em jornais e rádios locais e lives via youtube para esclarecimento sobre a pandemia, participação no Oi Saúde (Vale do Jequitinhonha).

Além disso, a professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Priscila Ferri Liu, tem produzido livros infantis digitalizados com o objetivo de ensinar as crianças sobre os cuidados durante a pandemia por meio de caça palavras, ilustrações e cruzadinhas.

O projeto também tem disponível quatro cursos para profissionais de saúde, educadores e população em geral, com inclusão de deficientes visuais e surdos.

Na avaliação da professora Maria do Carmo, o projeto tem ajudado as instituições públicas e órgãos de apoio à comunidade a esclarecer a população em geral, além de proporcionar a aproximação dos alunos da UFMG com os munícipios parceiros.

“É muito importante divulgar o nome da UFMG e mostrar que a nossa Instituição está ao lado da população nesta campanha de combate ao novo coronavírus. Este é o papel de uma Universidade Pública”, frisa a professora.

Ouça mais no programa de rádio Saúde com Ciência.

Avascast

Para que informações de qualidade cheguem a mais locais, o projeto Avascast soma esforços de estudantes, professores e profissionais da Comunicação para a produção de um podscast voltado para a população em geral e profissionais de saúde. Já são mais de 25 episódios do Avascast disponíveis, que falam sobre o atual cenário de saúde, como o combate à inatividade física durante a pandemia e os desafios para o ensino superior neste período, entre outros assuntos de relevância social.

Pela qualidade e serviço prestado à sociedade, o Avascast recebeu premiação da UFMG como projeto destaque em extensão. Os projetos de extensão são aqueles que buscam solucionar problemas existentes, de interesse e necessidade da sociedade, ampliando a relação com a Universidade.

“Foi muito gratificante receber prêmio, que coroa trabalho de equipe. É um trabalho muito bonito que temos conseguido fazer. Num ano tão difícil, produzir algo que realmente fez a diferença e que aliou a tecnologia com a ciência e o entusiasmo e participação de alunos e professores”, frisa a coordenadora do projeto e do AVAS 21, professora Rosália Torres.

Ouça mais no programa de rádio Saúde com Ciência.

Covid-19: Você sabia?

Outro projeto da Faculdade de Medicina da UFMG que leva informações sobre o coronavírus para diferentes partes do mundo é o “Covid-19: Você sabia?”, um jogo interativo em formato de quiz, que são perguntas e respostas. A ação foi desenvolvida em parceria Escola de Design e Arquitetura da Universidade.

“O jogo traz uma proposta educativa para além do entretenimento. No formato de quis, o jogador seleciona um tema entre seis preparados para desafiá-lo em seus conhecimentos. Ao passo que se diverte, o jogador acumula pontos e recebe feedback em cada resposta. O formato de jogo série oferece uma oportunidade ao jogador de aprender mais e de se apropriar de conhecimentos essenciais para a prevenção do novo coronavírus”, explica a professora Zilma Reis, coordenadora do projeto e do Centro de Informática em Saúde (Cins) da Faculdade de Medicina.

Ouça mais no programa de rádio Saúde com Ciência.

Kundalini Yoga

E para quem está em busca de maior equilíbrio emocional em meio a todo o estresse causado pela pandemia, o Kundalini Yoga pode ajudar. Essa modalidade do Yoga desde 2019 integra o Programa de Extensão Terapias Complementares da UFMG, com oferta de aulas para a população. Com as medidas de distanciamento físico, a prática passou a ser ofertada online para que os benefícios sejam sentidos por maior número de pessoas possível.

Também foi criado um canal do Youtube, o Kundalini Yoga em 15 minutos, onde são ofertadas meditações semanais para o público geral e profissionais de saúde.

“É um sistema de yoga que trabalha com diferentes técnicas, tais como meditação, exercícios físicos ,técnicas de respiração uso do som e posições de mãos”, explica o co-coordenador do projeto, Jiwan Preet.

Ouça mais no programa de rádio Saúde com Ciência.

Saúde mental

E como anda a sua saúde mental, passados mais de oito meses de pandemia? Conhecer a evolução dos impactos da pandemia na saúde mental é o objetivo de estudo realizado pela Faculdade de Medicina da UFMG, a Associação Brasileira de Psiquiatria e a Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual. Voluntários já estão sendo recrutados para uma segunda etapa dessa pesquisa.

Qualquer adulto brasileiro pode participar da pesquisa, mesmo que não tenha participado da primeira fase. Basta responder questionário online, que garante anonimato e leva até 30 minutos. De acordo com a professora Débora Marques, depois de mais de seis meses de estresse diante do caos provocado pela pandemia, espera-se ainda mais impactos para a saúde mental agora.

“Esperamos encontrar pessoas mais ansiosas e deprimidas, relatando sensação  de cansaço, fadiga e alterações ainda persistente do sono. E, principalmente, para profissionais de saúde e pessoas que perderam entes queridos, esperamos encontrar casos de estresse pós traumático, como já foi descrito em outros países”, prevê.

Os participantes desta segunda etapa que manifestarem interesse podem receber relatório com retorno sobre seu quadro de saúde mental. Essa mesma pesquisa será feita a cada seis meses até 2022 para avaliar como realmente a população está se adaptando à pandemia de covid-19.

Ouça mais no programa de rádio Saúde com Ciência.

Sobre o Programa de Rádio

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelo serviço de streaming Spotify.