Publicado edital da primeira edição do Sisu em 2016

04 de janeiro de 2016

O Diário Oficial da União (DOU) publicou, em sua edição de 30 de dezembro, o edital que define regras para inscrições na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2016. As inscrições serão abertas no dia 11 de janeiro, segunda-feira, e se encerram às 23h59 do dia 14 de janeiro (quinta-feira).

Elas deverão ser efetuadas exclusivamente pelainternet. Para concorrer no processo seletivo, o estudante deverá ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2015, e obtido nota acima de zero na redação. O candidato concorrerá com a nota do Enem, cujo resultado será divulgado no dia 8 de janeiro pelo Ministério da Educação.

O resultado da chamada regular da primeira edição do Sisu em 2016 será divulgado no dia 18 de janeiro.Confira o edital publicado nas páginas 79 e 80 da edição de hoje do Diário Oficial da União.

UFMG no Sisu
Foi publicado nesta terça-feira, 29, no Minas Gerais(páginas 1, 2 e 3), o edital complementar do processo seletivo para acesso aos cursos presenciais de graduação da UFMG em 2016, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Os candidatos devem ficar atentos, pois em 2016 a UFMG voltará a preencher as vagas de seus cursos de graduação em uma única seleção, realizada em janeiro. Assim, a segunda edição anual do Sisu não selecionará alunos para a Universidade.

Os candidatos que preencherão as 6.279 vagas oferecidas, com ingresso nos dois semestres letivos, farão o pré-registro acadêmico on-line, sendo posteriormente convocados para apresentação dos documentos em datas que serão divulgadas pelo Departamento de Controle e Registro Acadêmico (DRCA).

Lei de Cotas
Em 2016, a Universidade passa a reservar, no mínimo, 50% das vagas em cursos de graduação para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas brasileiras, conforme determina a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que agora chega à fase final de implementação. Dessa forma, 3.142 das vagas ofertadas no Sisu serão destinadas aos candidatos das modalidades de vagas reservadas.

Cursos fora do Sisu
Os cursos presenciais de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design, Design de Moda, Música e Teatro não terão seus candidatos selecionados pelo Sisu, e, sim, por processo específico da UFMG, o vestibular de habilidades. Também contarão com seleção própria os cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Formação Intercultural para Educadores Indígenas.

Os editais dos processos seletivos para esses cursos podem ser consultados na página da Copeve.
Mais informações podem ser obtidas no site Sisu UFMG.

Com Centro de Comunicação da UFMG.