Quinta cultural retoma atividades com performance intimista

15 de setembro de 2023 - ,

No dia 21 de setembro, às 12h, o Quinta Cultural retoma suas atividades na arena do Campus Saúde da UFMG. A retomada após quatros anos conta com a apresentação da atriz Adelita Siqueira em “Remetente”, performance em que interpreta uma personagem escritora de cartas, que ao olhar para o seu destinatário, escreve uma carta poética diretamente para ele.

O evento coordenado pela Pró-reitoria de Cultura (Procult) em parceria com o Campus Saúde, busca promover o intercâmbio das expressões culturais locais e regionais com a comunidade artística e acadêmica, oferecendo aos funcionários e estudantes um espetáculo diferente e gratuito.

“A arte tem essa característica de trazer leveza para os problemas do dia a dia, e a performance ‘remetente’ surge para isso, um suspiro diante da correria, que é essencial para os estudantes e funcionários do campus”, aponta a artista Adelita Siqueira.

Foto: Tereza Nunes Silva.

A comunidade poderá participar livremente, ao longo de uma hora e dez de evento. Durante a performance, Adelita interpreta Consthancia, uma escritora que busca resgatar o contato por meio do olhar, de acordo com a atriz. “A personagem propõe que o outro olhe para ela e se permita ser olhado e transformado em um poema”, explica. Cada participante precisa estar disposto a entregar alguns minutos de si e se permitir ser observado, lido e transformado em poesia.

O trabalho da artista também está presente em seu livro “Carta borrada”, publicado em 2021. A obra conta a história de Maritê que, após receber uma carta com uma frase borrada, parte em busca de saber o que estaria escrito. A autora considera que esse trabalho traz esperança onde há tristeza.

Sobre o projeto

O Quinta Cultural é um projeto que integra o Circuito Cultural UFMG, junto com outras sete iniciativas espalhadas nos ambientes da Universidade. A ação conta com as mais variadas linguagens artísticas como teatro, dança, música, poesia, performances e intervenções.

Compõe o Circuito, além do Quinta Cultural: o Quarta Doze e Trinta e Ao Cair da Tarde, ambos no Campus Pampulha da UFMG; Baixo Centro En[cena], no Centro Cultural UFMG; Multiverso, que ocorre no Espaço do Conhecimento UFMG; Perspectiva, que acontece no Conservatório UFMG; Intervalo Cultural, do Instituto de Ciências Agrárias em Montes Claros; e por fim Poente Cultural, presente no Campus Cultural UFMG em Tiradentes.