Rádio destaca cuidados no verão

12 de dezembro de 2008

Na próxima semana o programa Saúde com Ciência entra no clima da época e apresenta a série “Cuidados no Verão”, um guia objetivo sobre questões básicas que todo mundo precisa ter em mente antes de decidir curtir a estação mais quente e úmida do ano.

O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, quando nosso hemisfério fica mais perto do sol e os dias, mais longos. As temperaturas se elevam e várias mudanças ocorrem no meio ambiente e também no nosso corpo.

Uma dessas mudanças é a transpiração, por exemplo. Aparentemente indesejável, o corpo transpira com o objetivo de manter sua temperatura constante. Porém, em conseqüência disso ela leva à perda de água e sais que, se não repostos adequadamente com a alimentação e a hidratação podem levar à desidratação.

Veiculado pela Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) o programa vai ao ar em três horários: 5h, 8h e 18h03, com apoio da Casu, Caixa de Assistência à Saúde da Universidade. As edições anteriores podem ser ouvidas na página da Faculdade de Medicina da UFMG. O programa também é veiculado por meio de uma rede de rádios do interior (onde ouvir).

PROGRAMAÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA

Segunda-feira, 15/12
Assunto: Cuidados no verão
Entrevistado: Leonardo Maurício Diniz – Endocrinologista e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.

Terça-feira, 16/12
Assunto: Protetor Solar
Entrevistado: Antônio Carlos Martins Guedes – Dermatologista e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.

Quarta-feira, 17/12
Assunto: Atividades físicas durante o verão
Entrevistado: Rodrigo Rodrigues Gomes – Educador físico e professor do Laboratório do Movimento da Faculdade de Medicina da UFMG.

Quinta-feira, 18/12
Assunto: Alimentação no verão
Entrevistada: Luana Caroline dos Santos – Nutricionista e professora do curso de Nutrição da UFMG.

Sexta-feira, 19/12
Assunto: Proteção dos olhos no verão
Entrevistado: Fernando Trindade – Oftalmologista e professor do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFMG.

Sábado, 20/12 (reprise)
Assunto: Cuidados no verão

Domingo, 21/12 (reprise)
Assunto: Atividades físicas durante o verão
Entrevistado: Rodrigo Rodrigues Gomes – Educador físico
e professor do Laboratório do Movimento da Faculdade de Medicina da UFMG.

Redação: Marcus Vinicius dos Santos – Jornalista