Rádio ensina a comer bem na semana da Saúde e Nutrição

26 de março de 2010

Foto: portal.saude.gov.br

Em 31 de março se comemora o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. Para lembrar da importância de se “Comer bem”, o Saúde com Ciência reapresenta série sobre o tema entre 29 de março a 2 de abril.

Segundo o site do Ministério da Saúde, todos os anos cerca de 260 mil brasileiros perdem a vida em decorrência de doenças relacionadas a alimentação inadequada: tanto a falta de nutrientes como o excesso de sal, açúcar e gordura, dentre outras substâncias.

O programa mostra o que significa se alimentar bem e orienta sobre diets e lights, e da importância de bons hábitos para a manutenção da saúde: beber água, nutrição e envelhecimento, alimentos funcionais, distúrbios e benefícios causados pela alimentação para quem pratica atividades físicas regulares. Participam professores dos cursos de Medicina e de Nutrição da UFMG.

Dentre outras coisas, eles vão ensinar que um cardápio equilibrado deve conter frutas, legumes e verduras e reduzir ao mínimo possível os produtos industrializados. Somente esses cuidados já seriam suficientes para prevenir a obesidade e a hipertensão, por exemplo.

Com apoio da Casu e do CNPq, Saúde com Ciência também pode ser ouvido em horários alternativos na rede de rádios conveniadas do interior de Minas Gerais (onde ouvir).

Para participar: Perguntas, sugestões e críticas – (31) 3409 9651 ou email ACS.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Segunda-feira (29/03/2010)
Alimentação fora de casa
Entrevistado: Dirce Ribeiro Oliveira, nutricionista e professora da Escola de Enfermagem da UFMG.

Terça-feira (30/03/2010)
Alimentos diet e light
Entrevistado: Ann Kristine Jansen, nutricionista e professora da Escola de Enfermagem da UFMG.

Quarta-feira (31/03/2010)
Ferro na alimentação infantil
Entrevistado: Mark Anthony Beinner, nutricionista e professor da Escola de Enfermagem da UFMG.

Quinta-feira (01/04/2010)
Adoçante engorda?
Entrevistado: Anelise Impelizieri Nogueira, endocrinologista e professora da Faculdade de Medicina da UFMG.

Sexta-feira (02/04/2010)
Dicas para alimentação saudável
Entrevistado: Márcia Regina, nutricionista e professora da Escola de Enfermagem da UFMG.