Mês: junho 2018

Alergias 2018
Publicado em: 22/06/2018
De 25/6 a 29/6/2018
A alergia ou hipersensibilidade é uma reação do sistema imunológico a substâncias comuns, inofensivas para a maioria da população. No inverno, mudanças na rotina e condições do tempo fazem com que algumas alergias se manifestem com mais frequência. Pensando nisso, o Saúde com Ciência desta semana destaca alergias respiratórias, dermatológicas e alimentares, com dicas sobre como descobrir, conviver, evitar e tratar essas alergias.
beylikdüzü escort
Entrevistados:
Fernanda Minafra – alergista, imunologista e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG.
Jorge Pinto – professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina e coordenador do setor de Imunologia Clínica do Hospital das Clínicas da UFMG.
Povo Fala:
Gabriel Amorim, 22, estudante.
Leia também: Alergias alimentares: entenda reações e prevenção

Saúde no Esporte
Publicado em: 15/06/2018
De 18/6 a 22/6/2018
Praticar esportes é uma forma saudável de vencer o sedentarismo, sem dúvida. No entanto, atletas amadores e profissionais estão sujeitos a cãibras, fraturas, entorses, luxações e distensões musculares durante a atividade física. Pensando nisso, o Saúde com Ciência desta semana investiga algumas lesões recorrentes no esporte e analisa a importância do atendimento psicológico adequado para atletas de alto rendimento.
Entrevistados:
Guilherme Abreu: ortopedista, cirurgião do joelho e professor do Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina da UFMG.
Daniel Baumfeld: ortopedista, cirurgião do pé e tornozelo e professor do Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina da UFMG.
Varley Costa: coaching esportivo, especialista em psicologia do esporte e professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.
Leia também: Atletas amadores e profissionais estão sujeitos a fraturas por sobrecarga

Amamentação
Publicado em: 08/06/2018
De 11/6 a 15/6/2018
O leite materno é o mais completo e principal alimento do recém-nascido durante seus primeiros meses de vida, pois contém os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. O recomendado é que o bebê se alimente do leite até os seis meses de idade e, depois, sejam introduzidos outros alimentos. No Saúde com Ciência desta semana, entenda a importância do leite para o recém-nascido, os benefícios que a amamentação pode trazer para a saúde da mãe e do bebê e as possíveis complicações durante esse período, além do funcionamento dos bancos de leites.
Entrevistadas:
Ana Luíza Lunardi: professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG.
Maria Cândida Bouzada: professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina e médica neonatologista do Hospital das Clínicas da UFMG.
Leia também: Dores, fissuras e rachaduras são possíveis complicações na amamentação

Exames Neonatais – Reapresentação
Publicado em: 01/06/2018
De 4/6 a 8/6/2018
O bebê, ao nascer, deve passar por exames de triagem que visam atestar seu desenvolvimento saudável, o que dá a possibilidade de tratar precocemente determinados quadros clínicos que não se manifestam no nascimento. Os testes do pezinho, do olhinho, da orelhinha e do coraçãozinho são exemplos desse monitoramento da saúde do recém-nascido.
Na semana do Dia Nacional do Teste do Pezinho (6/6), o Saúde com Ciência reapresenta série dedicada a esse e outros exames neonatais.
Entrevistados:
Ana Lúcia Starling – médica pediatra, coordenadora acadêmica do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina da UFMG.
Edison José Corrêa – professor aposentado do Departamento de Pediatra da Faculdade de Medicina da UFMG.
Sandra Castilho – médica cardiologista pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG.
Zilda Maria Alves – professora aposentada do Departamento de Pediatra da Faculdade de Medicina da UFMG, médica do Hospital das Clínicas da UFMG.
Leia também: Teste do pezinho é essencial no tratamento precoce de doenças raras