Radioterapia é tema dos debates do Simpósio de Radiologia

14 de maio de 2018

Simpósio foi demanda dos próprios alunos, e o tema foi votado em reunião do Diretório Acadêmico Marie Curie, responsável pela sua organização.

Raíssa César*

Programação segue até as 21h30. Foto: Carol Morena

Com o tema “O estado da Arte em Radioterapia”, o Simpósio de Radiologia foi aberto na tarde de hoje, 14 de novembro, no Salão Nobre da Unidade. Com a presença de alunos e profissionais da área, a programação segue até às 21h30, apresentando temas como técnicas avançadas de tratamento em radioterapia, o papel do profissional da radioterapia e a técnica de nanoquimioradioterapia, que é o uso de nanopartículas de ouro para o tratamento do câncer.

O coordenador do Colegiado do Curso de Tecnologia em Radiologia, professor Paulo Márcio Campos de Oliveira, discorreu sobre a importância do evento. “Essa é uma forma de devolver, tanto internamente quanto para a comunidade externa, parte do nosso conhecimento, que é uma das nossas funções em uma instituição pública federal”, explicou.

Também compôs a mesa de abertura a chefe do Departamento de Anatomia e Imagem (IMA), professora Luciene das Graças Mota, que lembrou que o evento foi uma iniciativa dos alunos, sendo organizado pelo Diretório Acadêmico Marie Curie. De acordo com o vice-presidente do Diretório, Frederico Gomes, o evento foi organizado devido a uma demanda dos próprios alunos, e o tema, radioterapia, foi votado em uma reunião da diretoria. Com o tema estabelecido, os alunos buscaram apoio do professor Jony Marques Geraldo, professor de radioterapia do IMA. “Ele nos ajudou a buscar palestrantes e, também, nos ajudou com a parte de registro no Sistema de Informação da Extensão da Universidade (Siex)”, acrescentou Frederico.

Professor Humberto destacou o momento de compartilhamento proporcionado pelo evento. Foto: Carol Morena

O diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, professor Humberto José Alves, também compôs a mesa de abertura. Humberto declarou: “Tenho um carinho muito especial por esse curso, pois participei da gestação dele, quando ele era ainda um projeto pedagógico, e fui o primeiro chefe do departamento”. De acordo com ele, esse é um momento de compartilhamento de experiências entre colegas de trabalho e alunos de diferentes instituições, sendo ainda importante para a evolução da área de radiologia.

Confira aqui a programação completa.

Redação: *Raíssa César – estagiária de jornalismo
Edição: Mariana Pires