Recepção de calouros da Medicina destaca cuidado à saúde mental dos estudantes

25 de fevereiro de 2019

Evento de abertura acolheu alunos com sugestões de como lidar com a rotina intensa de estudos

Foto: Carol Morena

Os novos alunos do curso de Medicina foram recebidos nesta segunda-feira, 25 de fevereiro. A recepção teve a participação do diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, professor Humberto José Alves, que falou aos novatos sobre a importância desse primeiro contato. “Esse momento, sem trotes violentos é muito importante. Essa acolhida também é um objetivo da diretoria, que está à disposição dos alunos”, declarou.

O professor destacou a atenção à saúde mental: “para cuidar bem do outro, é preciso estar bem. Por isso, cuidem de vocês, para que possam ser bons profissionais”. E reforçou a importância de conhecer os colegas e criar uma rede de apoio. “Cuidem das amizades aqui dentro. A Faculdade tem uma estrutura para acolher as dificuldades dos estudantes, mas é muito importante que vocês cultivem as amizades durante a formação”, sugeriu.

Essa é uma questão que os novos alunos, Bárbara Dias e Nicholas Soyombo, já trouxeram ao chegar, pois estudavam na mesma sala no curso de Medicina da Universidade Estadual de Campinas. Os dois colegas têm pessoas próximas na UFMG que elogiam a Instituição, aumentando as expectativas dos novatos. “Eu tenho uma idealização da Faculdade, dos professores, da estrutura e do contato próximo com os hospitais”, destacou Bárbara.

Os novos alunos Bárbara Dias e Nicholas Soyombo. Foto: Carol Morena

O coordenador geral do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB), Rodrigo Mesquita, por sua vez, sugeriu que os estudantes buscassem todas as vivências que a UFMG oferece além da sala de aula. “O DAAB é um espaço feito pelos alunos e para os alunos e está sempre de portas abertas para acolher todos nos momentos de dificuldade”, assegurou. Em complemento, o diretor enfatizou a vida fora da Faculdade. “A vida de vocês é o que importa, e dentro dela, a Faculdade é uma grande parte. Mas não deixem de se dedicar aos seus hobbies e ao lazer”.

Autorrealização e autocuidado durante o curso

O professor Humberto reconheceu que o curso de Medicina é intenso e extenso, mas ressaltou que agora é o momento de aliviar um pouco o grau de competitividade e tensão do processo que foi para chegar até aqui. Mas, apesar da dificuldade, a novata Gabriela mostra grandes expectativas de ser feliz e realizada na área.

Para o Bruno Augusto Ribeiro, entrar para a Faculdade de Medicina representou uma grande mudança e um importante passo para sua autorrealização. Apesar de ser novo no curso, ele já é engenheiro, formado em 2005 e atua na área. “Eu estava trabalhando sem sentir que dava uma contribuição para a sociedade, simplesmente cumpria a jornada, recebia o pagamento e ia embora, não me sentia realizado”, justifica a decisão pelo novo curso.

Os alunos Bruno Augusto, Cristina Vieira e a Gabriela. Foto: Carol Morena

Cristina Vieira é outra estudante nova da Faculdade que procura se realizar com a mudança de área. A caloura é arquiteta há 18 anos e fez mestrado em 2017. Nos últimos anos, com o nascimento dos filhos, sentiu a necessidade de fazer uma transformação na sua vida. “Pela idade, eu sentia uma urgência maior em buscar o que queria e resolvi fazer as mudanças necessárias. Corri atrás de um cursinho preparatório e deu certo, eu passei”, relata.

108 anos de Faculdade de Medicina

Na próxima semana, a Faculdade de Medicina completa 108 anos. O diretor Humberto Alves lembrou em sua fala os inúmeros estudantes que passaram pela Instituição e  que, depois de formados, levam o nome da Faculdade mundo afora. Para exemplificar recordou uma experiência própria: “Eu fiquei muito emocionado quando a minha mãe, em seus últimos momentos, estava sendo tratada em Ouro Preto por dois ex-alunos meus, um médico e uma fonoaudióloga”.

A programação de recepção aos calouros prossegue até 1º de março. Acesse a programação completa.

Confira a galeria de fotos:

Fotos: Carol Morena