Recepção de calouros de Fonoaudiologia lembra os 20 anos do curso

27 de fevereiro de 2019

Perspectiva de acolhimento e boas expectativas dos envolvidos marcou o evento

Foto: Carol Morena

Na tarde dessa terça-feira, 26, a Faculdade de Medicina deu as boas-vindas aos novos estudantes da graduação em Fonoaudiologia. Inaugurando a recepção, a vice-diretora da Faculdade, professora Alamanda Kfoury, saldou os alunos ressaltando a importância da chegada deles para os 108 anos da Faculdade e para o curso, que se aproxima dos seus 20 anos de criação. “O curso cresceu muito nesse período e conta com profissionais e estrutura para acolher os alunos e levá-los a um patamar de excelência”, garantiu.

Para a coordenadora do Colegiado de Graduação em Fonoaudiologia, professora Adriane Mesquita, o acolhimento se traduz no diálogo e na união, porque podem tornar a vida acadêmica mais feliz. “O caminho é longo, mas a gente não tem que dar conta de tudo sozinhos. Contem com apoio de todos os setores da Faculdade, principalmente o Colegiado”, declarou.

Aluna Ana Carolina Vasconcelos , 18 anos. Foto: Carol Morena

Adriane observou que muitos alunos nasceram junto com o curso e se surpreendeu positivamente com o número vindo de outras cidades. Esse é o caso de Ana Carolina Vasconcelos , 18 anos, que sempre sonhou em se mudar para Belo Horizonte para fazer faculdade. “Estou tirando muitas dúvidas hoje e ficando cada vez mais animada para o curso”, contou a caloura de Pará de Minas, no centro-oeste do estado.

A mudança para a capital também foi feita por Douglas Tuler, 17 . “Acredito que a adaptação mude de acordo com o bairro, mas pra mim tá sendo fácil”, comentou o ipatinguense. Para ele, o translado entre os campi Saúde e Pampulha para fazer as disciplinas do ciclo básico é que pode ser mais difícil para se habituar. “A gente chega meio nervoso, pensando como vai ser, mas saber um pouco das matérias que vai fazer também ajuda muito”, completa Douglas.

Para Rafaela Souza, 21 anos, a experiência em relação ao curso e à nova faculdade é um pouco diferente. Ela conta que estudava Fonoaudiologia em outra universidade em Belo Horizonte e estava no 5º período. “Acho que é um curso amplo e com várias possibilidades e oportunidades. Eu sempre quis vir pra cá”, disse.

Os alunos Douglas Tuler, 17, e Rafaela Souza, 21 anos. Foto: Carol Morena

Informação e cuidado mútuo

Ao longo da recepção, foram apresentados aos recém-chegados detalhes do funcionamento da Faculdade de Medicina e do curso de graduação, como as diversas formas de obter informações importantes no cotidiano acadêmico. O coordenador do Centro de Comunicação Social, Gilberto Boaventura, aconselhou a atenção às oportunidades e ao que acontece na Faculdade, através do site e das redes sociais. “Tá esperando o elevador? Olha a TV também!”, acrescentou.

Expressado como prioridade no evento, o acolhimento das diversas experiências foi reforçado pela Assessoria de Escuta Acadêmica. “Todos somos responsáveis uns pelos outros aqui, pela saúde mental. Vamos ficar atentos uns aos outros e nos cuidar”, enfatizou Júnia Mendonça, assessora do setor, que também aproveitou a fala para divulgar a campanha contra o assédio, do campus Saúde.

Estudante Erick Rocha , 22. Foto: Carol Morena

Na visão do novato Erick Rocha , 22, esse papel está sendo cumprido. Ele conta que se sentiu acolhido pela cidade e pela Faculdade. “Só foi difícil para achar moradia, porque como temos aulas tanto no campus saúde quanto no Pampulha, então estava difícil saber onde vou ficar: mais próximo de um ou de outro. Acabei optando por morar no centro mesmo, porque como gosto de atividades culturais, acho que aqui ficaria mais próximo disso”, compartilhou.

Confira a galeria de fotos:

Fotos: Carol Morena