Medicina abre semana de boas-vindas aos novos alunos

Programação de recepção dos calouros de Medicina vai até 9 de agosto

31 de julho de 2019 - ,

A Faculdade de Medicina da UFMG dá início à semana de recepção dos calouros do segundo semestre de 2019 nesta segunda-feira, 5 de agosto, com as boas-vindas aos estudantes de Medicina. A programação, que segue até o dia 9, é organizada pelo Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e conta com a participação de diferentes setores da Instituição, como a Diretoria e o Centro de Graduação.

A abertura da recepção será no Diretório Acadêmico, às 8h30, quando ocorrerá um café da manhã coletivo para confraternização. “A recepção é um evento incrível”, conta a estudante do 2º período, Letícia Miranda, membro da coordenação cultural do DAAB. “Através dela, os alunos se sentem bastante acolhidos e recebem uma série informações para iniciarem a vida acadêmica de maneira positiva”, completa.

Programação

Também faz parte da programação um tour pelo campus Saúde, que ocorrerá às 10h, na segunda-feira, dia 5. Mais tarde, às 13h, os alunos serão recebidos no Salão Nobre da Faculdade para as boas-vindas institucionais, em que serão apresentados à Diretoria, ao Colegiado, ao Centro de Graduação e à Escuta Acadêmica. Neste momento, eles receberão informações importantes sobre as novas normas acadêmicas, os sistemas virtuais da Universidade e a Biblioteca José Baeta Vianna.

A semana de recepção prossegue até 9 de agosto, com eventos que incluem uma visita ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no campus Pampulha, no dia 6. Durante a visita ao Instituto, será realizado um Espaço de Combate às Opressões, no qual serão discutidas formas de enfrentamento às discriminações por motivos de sexualidade, gênero, raça e deficiência.

Clique na seta ao lado para conferir a programação

Da Janela Lateral

No dia 7, os calouros serão levados ao Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico (Inhotim). A visita tem taxa simbólica de R$10,00 (com possibilidade de isenção para estudantes de baixa renda) e faz parte do projeto “Da Janela Lateral”, que visa conscientizar os alunos sobre a relação entre arte e medicina, bem como a importância dos cuidados com a saúde mental.

“Fora do curso, fora da universidade, existe todo um contexto social e de saúde mental que você não pode ignorar, nem como ser humano, nem como profissional de saúde”, afirma Anna Clara Braga, aluna do 2º período do curso de Medicina e membro da coordenação cultural do DAAB. “Por isso o projeto se chama Da Janela Lateral: para demonstrar ao aluno a importância de se abrir os olhos para o que está ao seu redor”, completa a aluna Letícia Miranda.

“De estudante para estudante”

Anna Clara também ressalta a importância do evento “De estudante para estudante”, que acontece na quinta-feira, dia 8, às 13h30. De acordo com ela, o evento é uma oportunidade para os calouros ouvirem relatos dos estudantes, de maneira menos institucionalizada, sobre o curso de graduação. “Com essas opiniões mais informais dos veteranos, eles podem ter uma visão interna sobre o que esperar dos próximos seis anos como alunos”, comenta.

Gincana de integração

“Há ainda um momento de integração com a turma anterior, que é uma parte muito interessante da recepção”, diz Letícia Miranda, em referência à Gincana de Integração 157, que ocorre às 15h do dia 8. Reunindo as turmas de 1º e 2º períodos, a gincana objetiva integrar os calouros à turma com a qual irão interagir em maior nível nos próximos anos.

Confira a programação completa da Recepção de Medicina aqui. Essa programação. Para mais informações sobre as recepções aos calouros da Faculdade, acesse o Manual do Calouro, página online que concentra informações necessárias para orientação dos novos alunos.