Rede de Divulgação Científica será lançada na UFMG nesta quinta

Projeto pretende reunir iniciativas já existentes e abrir novas frentes

09 de fevereiro de 2021 - , , ,

Fórum de Cultura Científica, realizado em 2015, na UFMG, já indicava a necessidade de criação de uma rede para articular esforços e atividades. Foto: Foca Lisboa / UFMG

Os desafios para a divulgação científica na contemporaneidade são numerosos, complexos e exigem ações articuladas em curto, médio e longo prazo. É com esse propósito que a UFMG lança, nesta quinta-feira, dia 11, às 11h, a Rede de Divulgação Científica.

O evento de lançamento terá como convidado o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professor Ildeu de Castro Moreira, e será transmitido pelo canal da Pró-reitoria de Extensão da UFMG no YouTube. Os participantes poderão postar comentários e perguntas no chat da transmissão. A atividade também poderá ser acompanhada em sala de webconferência da plataforma RNP. Nesse caso, haverá um limite de 75 participantes, de acordo com a ordem de chegada.

Fortalecimento

De acordo com a Diretora de Divulgação Científica da UFMG, professora Débora d’Ávila Reis, a Rede de Divulgação Científica visa congregar as várias iniciativas existentes dentro e fora da UFMG para fortalecer essas ações e construir outras frentes.

“Queremos identificar objetivos comuns, carências, demandas, possibilidades de parcerias e articulação com os setores da sociedade e com as políticas públicas. Espera-se não apenas a consolidação das ações já existentes, mas também a construção de frentes de atuação conjuntas, na perspectiva do pensar, do criar e do agir coletivamente”,

Afirma Débora d’Ávila Reis.

A UFMG vem se destacando na divulgação científica entre as universidades brasileiras, por meio do desenvolvimento de projetos, programas e cursos no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Essas iniciativas, que contam com a participação expressiva de docentes, estudantes, servidores técnico-administrativos, buscam, principalmente, democratizar os espaços de discussão, os processos e resultados das pesquisas e o conhecimento gerado na Universidade.

Exemplos recentes são as iniciativas de disseminação de informações confiáveis e cientificamente comprovadas a respeito do novo coronavírus, as ações, por meio do uso de ferramentas tecnológicas, de combate às fake news e o lançamento do curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência (Amerek), em parceria com o Instituto Serrapilheira.

Em 2010, foi criada a Rede de Museus com vistas à atuação articulada dos espaços de ciência e cultura da Universidade. Em 2015, a UFMG lançou a Formação Transversal em Divulgação Científica, na graduação, e o Fórum de Cultura Científica com base em iniciativa de grupo de professoras e professores atuantes na área.

Segundo Débora d’Ávila Reis, o Fórum de Cultura Científica passará a integrar a programação de atividades da Rede de Divulgação Científica em uma relação mais orgânica com a Formação Transversal e a Especialização em Comunicação Pública da Ciência. “As análises e reflexões realizadas no âmbito do Fórum desde a sua criação já indicavam a necessidade e a urgência de se criar uma rede, que se articule com as outras redes locais, nacionais e internacionais e que esteja em permanente diálogo com outros atores da sociedade, políticas públicas, movimentos sociais e organizações sociais”, observa a diretora.

(Centro de Comunicação da UFMG com Assessoria de Comunicação da Proex)