Reitoria adapta calendário após fim da greve

06 de setembro de 2012

Os professores da UFMG decidiram, em assembleia realizada nessa quarta-feira, encerrar a greve da categoria, que havia sido iniciada em 19 de junho. Essa decisão abre a possibilidade de retorno imediato das aulas, que já vinha ocorrendo gradativamente em alguns cursos desde o final de agosto. A paralisação dos docentes da universidade, entretanto, vai exigir a readequação do calendário letivo, tendo em vista que o começo do segundo semestre acabou sendo adiado, sofrendo atraso de quase trinta dias em decorrência da greve.

Para encaminhar os procedimentos necessários à reformulação do cronograma das aulas, a Reitoria da UFMG vai se reunir com a direção das unidades acadêmicas para discutir as especificidades de cada curso e, assim, elaborar uma proposta de reorganização do calendário letivo a ser submetido na próxima semana ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Cabe esclarecer, contudo, que o retorno às aulas pode ocorrer imediatamente, não dependendo da readequação a ser efetuada no cronograma do segundo semestre. Além disso, como 90% dos cursos concluíram suas atividades previstas do primeiro semestre antes do início da greve dos professores, o impacto para a maioria dos alunos veteranos poderá ser minimizado, exigindo ajustes menores no calendário. O mesmo ocorrerá com os estudantes calouros com ingresso previsto neste semestre, cuja confirmação das matrículas começou nessa quarta-feira.

(Centro de Comunicação da UFMG)