Reunião multidisciplinar na Associação médica trata de obesidade
09 de março de 2015
No Brasil, o excesso de peso atinge 50,8% da população e a prevalência da obesidade é de 17,5%, de acordo com a última pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada em 2013. Endocrinologistas, cardiologistas, cirurgiões gerais, gastroenterologistas, ginecologistas, oncologistas, pneumologistas e psiquiatras irão debater o tema a partir das 8h30 do dia 21 de março, sábado, na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG). O evento é aberto a médicos, estudantes de medicina e demais profissionais da área de saúde e apresentará novidades no tratamento da enfermidade.
Conforme o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Minas Gerais (Sbem-MG), Márcio Weissheimer Lauria, os problemas em decorrência do excesso de peso são muitos, entre eles doenças coronarianas, diabetes e hipertensão. As causas da obesidade, segundo o especialista, estão relacionadas ao sedentarismo, ao uso abusivo de álcool e à alimentação rica em gordura e açúcar. Ele explica que doenças endócrinas também podem ser fatores desencadeantes do aumento excessivo de peso. “Alguns medicamentos, inclusive, podem piorar o quadro”, esclarece.
Lauria conta que, atualmente, já existem mais perspectivas de medicamentos que podem auxiliar no controle de peso. As novidades da indústria farmacêutica serão abordadas durante a reunião com o ponto de vista de cada especialidade. O presidente da Sbem-MG afirma que o tratamento medicamentoso é uma das alternativas para conter a obesidade, mas há outras medidas que podem ser facilmente adotadas como: mudança no estilo de vida; diminuição da ingestão de alimentos hipercalóricos; aumento do consumo de frutas, hortaliças e fibras e a prática regular de atividades físicas.
A cirurgia bariátrica aparece como a última opção de tratamento, ou seja, quando o indivíduo é obeso mórbido. O médico alerta que o uso do procedimento vem aumentando gradativamente e, por esta razão, serão discutidas as indicações, riscos e benefícios para o paciente. “A obesidade é um problema de saúde pública por sua grande prevalência. Pode-se dizer que o crescimento do número de casos vem ocorrendo em velocidade menor do que ocorria em um passado recente. Muito se atribui essa estabilidade à conscientização por meio de campanhas educativas. Ainda assim, nós especialistas devemos debater ainda mais o tema e apontar soluções para barrar a doença”, avalia.
A ‘Reunião Multidisciplinar’ é uma iniciativa da diretoria científica da AMMG. Participe e acompanhe a programação no site www.ammg.org.br.
Data: 21 de março, sábado.
Horário: a partir das 8h30.
Local: Teatro Oromar Moreira, na sede da Associação Médica de Minas Gerais (Avenida João Pinheiro, 161, Centro).
Aberto a médicos, estudantes de medicina e demais profissionais da área de saúde.
É necessária inscrição prévia.
Confira a programação
Mais informações: seaci@ammgmail.org.br e (31) 3247 1619.
Redação: Assessoria de Imprensa da AMMG