Revalidação de diploma médico será no sábado e domingo

25 de julho de 2014

Nos dias 26 e 27 de julho a UFMG recebe candidatos à revalidação do diploma médico estrangeiro, no campus Pampulha da Universidade, em Belo Horizonte.

No dia 26, sábado, a prova terá início às 18h e terá quatro horas de duração. Já no domingo, dia 27, o início das provas será às 14h e serão cinco horas de duração. Irão realizar a prova de revalidação 867 candidatos. Todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, têm participantes realizando a prova. A maioria reside em São Paulo (27%) e 7% dos médicos moram em Minas Gerais.

Os países de origem dos diplomas com o maior número de inscritos foram Bolívia (50%), Cuba (15%), Paraguai (10%), Argentina (7%) e Peru (6%). Irão participar da avaliação pessoas de 27 nacionalidades, sendo que 55% são brasileiros e 25% bolivianos. Entre os candidatos, 65% tem até dois anos de formado e 40% também participaram do processo de revalidação em 2013.

Esta etapa é composta de provas teóricas de conhecimentos gerais, nas áreas de clínica médica, pediatria, cirurgia, tocoginecologia e saúde pública. Ao todo, serão 140 questões de múltipla escolha e cinco questões discursivas. A mesma prova também será aplicada para 80 estudantes do 12º período do curso de medicina da UFMG, o chamado Grupo Controle.

Segundo o presidente da Comissão Permanente de Diploma Médico Obtido no Estrangeiro, professor André Cabral, “há décadas a UFMG tem um processo legítimo e respeitado de revalidação, sempre buscando aprimorar os processos de inscrição e seleção, exigindo que o candidato esteja realmente apto a exercer a profissão”. Ele conta ainda que há todo um cuidado em propor questões que sejam bastante relevantes na prática médica, e que todas elas sejam tecnicamente referenciadas de modo que a prova atenda aos critérios de fidedignidade, validade e relevância social.

No ano de 2013, foram 1036 inscritos para a revalidação de diploma de médico, sendo que 80 foram aprovados, o equivalente a 7,7% do total. Já em 2012, foram 292 inscritos e 51 revalidados.