Saeme avalia qualidade técnica do curso de Medicina

De 12 a 15 de maio, equipe de avaliadores percorrerá os espaços e cenários de prática da Instituição

25 de abril de 2019

Faculdade recebe vista do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas

Fachada da Faculdade de Medicina da UFMG. Foto: Carol Morena.

De 12 a 15 de maio, equipe de avaliadores do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) percorrerá os espaços e cenários de prática da Instituição para avaliar se as atividades do curso de Medicina estão em conformidade com padrões internacionais reconhecidos pela World Federation for Medical Education (WFME). A revisão dos requisitos para a certificação exigirá a colaboração de professores, alunos e funcionários, que poderão ser entrevistados por representantes do Saeme nesse período.

A visita técnica é a segunda fase para a acreditação pelo Sistema, que certifica a qualidade das escolas médicas brasileiras com padrões internacionais e comprova a excelência em aspectos educacionais, perfil dos docentes, qualidade da gestão e da infraestrutura disponível, entre outros. O processo é gratuito e válido por três anos.

Os alunos das instituições certificadas têm diploma reconhecido em países de primeiro mundo, o que facilita o encaminhamento para estudo e residência médica no exterior. “O nosso objetivo maior na UFMG é formar os médicos que o Brasil precisa. Por outro lado, ser formado por uma escola médica acreditada reforça o nosso curso como um dos melhores do mundo, e faz nosso egresso parte de um grupo seleto de médicos. É mais um selo de qualidade para o nosso futuro médico”, explica a professora e coordenadora do Colegiado da Faculdade de Medicina, Taciana de Figueiredo Soares.

Mas para que a Instituição seja certificada, a professora ressalta a necessidade do envolvimento de toda a comunidade. “Estamos nos preparando para a visita e queremos mostrar o que temos de melhor, valorizar as nossas qualidades e que estamos fazendo o possível para superar as dificuldades”, frisa Taciana.

De acordo com ela, a acreditação também poderá intensificar o intercâmbio de alunos de diferentes países. “A Instituição já é buscada por alunos de outros países e com esse reconhecimento internacional o fluxo pode aumentar. Essa troca de culturas enriquece em todos os sentidos”, avalia.

Como acontece?

A equipe de avaliação do Saeme é composta por três docentes e um discente, que irão conduzirão entrevistas com alunos, professores, servidores e representantes da comunidade. “O discente da equipe terá um olhar diferente para as questões que envolvem os alunos. É a inclusão do olhar do discente na avaliação do curso, que vai ao encontro da nossa abordagem, pois espera-se que o aluno tenha voz nas questões educacionais, que ele também seja um membro efetor nas demandas que permeiam o curso”, ressalta a professora.

Na primeira fase, que ocorreu ao longo do 2º semestre do ano passado, o Colegiado, junto ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faculdade, realizou uma autoavaliação. Foi preenchido um formulário com 80 itens derivados dos domínios Gestão Educacional, Programa Educacional, Corpo Docente, Corpo Discente e Ambiente Educacional. Os subdomínios foram respondidos com conceitos de suficiente ou insuficiente, exigindo da Instituição uma ampla discussão junto ao seu corpo social bem como a apresentação de documentos e evidências sobre as respostas.

Após a autovaliação, a data da visita técnica foi definida para analisar e comprovar os itens descritos no formulário. O resultado da visita será encaminhado para uma Comissão de Acreditação que irá elaborar e encaminhar para a escola médica um relatório pormenorizado. Se for considerada apta, a Faculdade receberá o reconhecimento formal da qualificação. “Uma acreditação exitosa reafirmará a indicação do Ministério da Educação (MEC) de que o curso está entre os melhores do país”, afirma a professora Taciana Figueiredo.

O Saeme foi criado em 2015, por meio de uma parceria entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem). Nessa quarta-feira, 24 de abril, a acreditação foi reconhecida internacionalmente pela World Federation for Medical Education.