Salas de videoconferência do CPG serão inauguradas na Faculdade

A solenidade acontecerá no dia 7 de outubro, às 10h, no 5º andar da Instituição e é aberta a toda a comunidade acadêmica.

04 de outubro de 2016

IMG_1591

Nova sala tem tecnologia capaz de fazer a convergência de aparelhos distintos em uma videoconferência. Foto: Débora Nunes

A Faculdade de Medicina da UFMG inaugura, na próxima sexta-feira, dia 7 de outubro, as salas de videoconferência do Centro de Pós Graduação (CPG). A solenidade acontecerá às 10h, no 5º andar da Unidade e é aberta a toda a comunidade acadêmica. A sala, que passou por reformas recentemente, conta com uma tecnologia capaz de fazer a convergência de aparelhos distintos em uma videoconferência. É o que explica o coordenador técnico de informática do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) da Faculdade, Kaiser Bergmann, que auxiliou no desenvolvimento do projeto.

“A sala foi projetada pensando no que ela poderia agregar para a instituição, através da utilização de novas tecnologias. Nesta sala nós podemos fazer a convergências entre dispositivos, por exemplo, fazer videoconferências por tablets, celulares, computadores, afirma Bergmann. “O grande diferencial e potencialidade é isso, oferecer interoperabilidade: poder usar aparelhos diferentes e colocá-los para interagir entre si. Poder compartilhar informações em equipamentos distintos, o que não é possível em uma videoconferência tradicional”, completa.

Para o diretor da Faculdade, Tarcizo Afonso Nunes, a sala representa um grande avanço para o ensino da instituição, principalmente nas áreas de pesquisa e extensão, e mesmo que seja uma sala do CPG, poderá ser utilizada por toda a Faculdade. “Hoje, nossa realidade é ficarmos presos por conta da logística e do deslocamento. Com os recursos oferecidos, teremos a possibilidade de chamar pessoas de diversas partes do mundo para participar das bancas”, conta. “Estamos procurando avançar cada vez mais na área de tecnologia. Isso tudo irá ajudar muito na internacionalização dos nossos cursos”, continua.

O professor do Departamento de Cirurgia e coordenador do Centro de Pós-Graduação da Instituição, Luiz Armando Cunha Marco, explica que os recursos oferecidos pela sala irão proporcionar maior flexibilidade e facilidade para defesas de tese e dissertação, que poderão ser realizadas através de videoconferências. “Os equipamentos são todos de última geração. Isso nos dá a possibilidade de chamar examinadores de todas as partes do Brasil para participar das bancas. Antes ficávamos limitados a chamar pessoas de fora por conta da logística. Nós vamos conseguir superar essa barreira geográfica”, destaca.

IMG_1593

A infraestrutura da nova sala ainda conta com dois equipamentos móveis que podem ser deslocados por toda a Faculdade. Foto: Débora Nunes

Além da sala principal de teleconferência, que é equipada com câmeras que podem captar tanto o aluno, quanto os participantes da banca e plateia, o projeto conta com dois equipamentos móveis (televisões de 55 polegadas que podem ser deslocadas por toda a Faculdade), disponíveis também para outros eventos de grande porte. Há, ainda, o servidor que faz todo o processamento de imagens, ou seja, um centro que vai possibilitar interoperabilidade entre os aparelhos distintos; e uma sala reservada, na qual examinadores e professor que estiverem à distância podem debater.

Para assistir a inauguração ao vivo, clique aqui.