Saúde com Ciência incentiva boa alimentação nas férias

03 de janeiro de 2011

A alimentação saudável é indispensável para manter uma boa saúde. Mas, nas férias, as pessoas relaxam até na alimentação. Um motivo de preocupação – de acordo com o Ministério da Saúde, os brasileiros estão engordando cada vez mais: 50% da população adulta está com excesso de peso.

Além de ingerir alimentos saudáveis, é importante escolher bem onde comê-los. Alguns cuidados são essenciais para evitar consequências graves, como a intoxicação.  “Maioneses, saladas com batatas e salpicão são contaminados com facilidade, portanto, devem ser evitados, principalmente em dias muito quentes”, explica a nutricionista e professora de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Ann Cristine Jansen.

Com as crianças, a atenção deve aumentar. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísca (IBGE), 30% das crianças entre cinco e nove anos estão acima do peso. Para diminuir esse índice, é importante evitar doces, frituras e abusar das frutas, sucos naturais e verduras. “É na infância e na adolescência que os hábitos alimentares são firmados. Por isso, é importante manter uma alimentação equilibrada desde pequeno”, afirma a nutricionista e mestranda da UFMG, Viviane Zanirati.

Nesta semana, entre os dias 3 e 7 de janeiro, o Saúde com Ciência apresenta a série “Alimentação nas Férias”. Bem no comecinho do ano, para você não perder tempo e ter como meta para 2011 manter uma alimentação saudável.

Conheça o Saúde com Ciência

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Alimentação nas Férias

Programa 1 – Exagero da alimentação no período de férias