Saúde com Ciência se une contra a dengue

30 de outubro de 2009

img_dengue_internaO ministro da Saúde José Gomes Temporão, lançou, nesta quinta-feira, 29, na sede da representação brasileira da Organização Pan-Americana da Saúde – Opas, em Brasília, a Campanha Nacional de Combate à Dengue 2009/2010.

Dois meses antes do início do período de maior transmissão da doença, que vai de janeiro a maio, “Brasil Unido contra a Dengue” reforça a importância de que população e autoridades continuem atentos à doença, e dá continuidade às ações de prevenção e enfrentamento da doença implantadas pelo país.

A proposta, segundo o Ministério da Saúde, é alertar e promover a organização das atividades de prevenção e controle, para evitar surtos e reduzir o número de casos e mortes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a dengue é um dos principais problemas de saúde mundiais. Todos os anos, entre 50 e 100 milhões de pessoas se infectam com a doença, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 20 mil pessoas morrem pela doença e 550 mil são hospitalizados, anualmente.

Publicação
Dentre várias ações de orientação e informação, médicos, enfermeiros, planos de saúde e agentes comunitários de saúde recebem a versão atualizada da publicação “Decifra-me ou Devoro-te” (manual, folder, cartaz e CD-ROM), produzida no Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG, estará sendo enviada para

O material orienta sobre aspectos clínicos da doença, mitos e erros sobre a dengue, classificação de risco e manejo clínico dos pacientes suspeitos e organização dos serviços de saúde.

Rádio
Para também contribuir nessa luta pela prevenção da doença, o programa de rádio Saúde com Ciência, da UFMG,  entre os dias 2 e 6 de novembro reapresenta a série “Dengue”, produzida por Zirlene Lemos e Cecília Emiliana Lélis.

Fique alerta
O mosquito da dengue evita o sol forte. Ele pica nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde. Porém, mesmo nas horas quentes ele pode atacar na sombra. Dentro ou fora de casa.

Saúde com Ciência é produzido pelas Assessorias de Comunicação Social da Faculdade de Medicina, da Escola de Enfermagem e do Hospital das Clínicas da UFMG, com apoio da Casu (Caixa de Assistência à Saúde da Universidade).

Ele vai ao ar, de segunda a sexta, em três horários (5h, 8h e 18h), na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), e também em outras 15 rádios conveniadas do interior de Minas Gerais, em diferentes horários.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Dengue em crianças. Segunda-feira, 02/11
Entrevistado: Regina Lunardi, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG.

Proliferação da dengue. Terça-feira, 03/11
Duração: 3min11
Entrevistado: Edgardo Sequeira, coordenador do Setor de Biossegurança do Hospital das Clínicas da UFMG.
ouvir

Dengue para médicos. Quarta-feira, 04/11.
Duração: 3min04
Entrevistado: Edison Corrêa, professor e coordenador do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG.

Dengue hemorrágica. Quinta-feira, 05/11
Duração: 2min29
Entrevistado: Unaí Tupinambás, infectologista e professor da Faculdade de Medicina da UFMG.

Relação entre o homem e a dengue. Sexta-feira, 06/11
Duração: 2min55