Saúde do homem e comportamento

06 de novembro de 2009

marca-saude-com-ciencia22Entre os dias 9 e 13 de novembro o programa de rádio Saúde com Ciência vai abordar a relação entre alguns comportamentos do homem e a sua qualidade vida e saúde.

Comodismo, falta de tempo, vergonha e medo de descobrir alguma doença grave são alguns dos motivos que afastam os homens dos consultórios médicos.

Além disso, os homens brasileiros tem a cultura de se consultarem com um médico apenas quando estão doentes, o que dificulta o diagnostico precoce e aumenta e reduz as chances de cura.

Cenário
De acordo com o Ministério da Saúde, 17 milhões de mulheres procuraram os consultórios médicos para exames regulares, em 2007. No mesmo ano, apenas 2,7 milhões de homens tiveram o mesmo comportamento.

Do total de pessoas mortas no mesmo ano na faixa de 20 a 59 anos, 68% são homens. O que mais preocupa nesse cenário é que muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas com medidas preventivas simples.

A equipe do Saúde com Ciência entrevistou profissionais que explicam o porquê desse comportamento dos homens, respondem dúvidas da população e orientam mudanças para uma vida mais saudável.

Onde ouvir
O Saúde com Ciência vai ao ar na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) diariamente, em três horários (5h, 8h e 18h), sendo veiculado também em rede de rádios conveniadas, do interior de Minas Gerais (Onde Ouvir).

O programa é produzido pelas Assessorias de Comunicação Social da Faculdade de Medicina, da Escola de Enfermagem e do Hospital das Clínicas da UFMG, com parceria da Rádio UFMG Educativa e apoio da Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu) e do CNPq.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Segunda-feira, (9/11)
Mudança de estilo de vida dos homens modernos
Entrevistado: Dr. Mauricio Viotti Daker, psiquiatra, professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG.

Terça-feira, (10/11)
Alimentação do homem
Entrevistada: Teresa Gontijo de Castro, professora do curso de Nutrição da  UFMG (Escola de Enfermagem).

Quarta-feira, (11/11)
Complexo de Super Homem
Entrevistado: Dra. Cassandra Pereira França, psicóloga, professsora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

Quinta-feira, (12/11)
Vasectomia
Entrevistado: Dr. Marcio Vilela, médico colaborador da UFMG, professor de ginecologia e obstetrícia da Faculdade de Saúde e Ecologia Humana de Vespasiano.

Sexta-feira, (13/11)
Infertilidade
Entrevistado: Dr. Reginaldo Martelo, urologista e andrologista do Hospital das Clínicas da UFMG