Saúde emocional do aluno é tema de encontro


22 de novembro de 2012


Gilmar Fidélis apresenta as atividades da Tutoria aos presentes.

Professores, alunos, psicólogos e funcionários da graduação de medicina da UFMG se encontraram nesta quarta-feira, 21, para discutir as estratégias de formação moral e emocional dos estudantes. Em reunião ampliada do Colegiado, da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Médica, o suporte psicopedagógico oferecido pela Faculdade foi contemplado nas discussões que envolvem o processo, em curso, de elaboração de nova matriz, mais eficiente, de referência para a avaliação dos estudantes de medicina.

Para auxiliar a construção desta estratégia, representantes do Núcleo de Apoio Psicopedagógico os Estudantes de Medicina (Napem) e docentes tutores foram convidados para contribuírem com as discussões que envolvem o desenvolvimento da competência moral dos estudantes.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Médica, professora Eliane Gontijo, aspectos importantes relacionados ao ensino na graduação de Medicina continuarão a ser contemplados, debatidos e aperfeiçoados pelo Núcleo, que integra o Centro de Educação em Saúde da Faculdade.

Tutoria e Napem
A Tutoria, por exemplo, é um módulo da disciplina Prática de Saúde B, ministrada aos alunos do 5º período, que promove encontros regulares entre o docente e um grupo de alunos. De acordo com o psicólogo Gilmar Fidelis, coordenador geral da Tutoria, fatores como estresse, solidão e competição são inerentes à natureza médica e representam desafios para o aluno.

“Além das questões emocionais de caráter pessoal, a disciplina aborda aspectos acadêmicos que incluem orientação em atividades didáticas curriculares, como disciplinas optativas, estágios, projetos de iniciação científica, entre outros” enumera. A relação professor-aluno – e as tensões que dela derivam – também é parte importante do processo.

Além da Tutoria, o curso de Medicina também oferece outros tipos de abordagens psicológicas, como o MedCine, tradicional sessão de cinema comentada por especialistas, e o Napem, espaço dedicado exclusivamente para o suporte ao aluno, no que diz respeito às questões de ordem pedagógica e psicossocial.