Saúde nas cidades é tema de aula inaugural

27 de agosto de 2015

Imagem 015

Foto: Débora Nunes

Nesta quinta-feira, 27 de agosto, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG, em conjunto com o Observatório de Saúde Urbana (OSUBH), promoveu a aula inaugural do programa.

O encontro contou com a palestra “Understanding health in cities: challenges and opportunities” (Compreendendo a saúde nas cidades: desafios e oportunidades), da professora convidada, Ana Diez Roux Dean, da Drexel University School of Public Health na Philadelphia, dos Estados Unidos. Ana atua na área de epidemiologia e é chefe do ensino da Saúde Pública na Universidade em que leciona.

A professora já desenvolveu pesquisas sobre as determinantes sociais da saúde da população e como os bairros afetam a saúde das pessoas. Essas pesquisas têm contribuído para o debate político sobre a saúde da população e seus determinantes.

Durante a palestra, a professora apresentou pesquisas, práticas e políticas focadas na saúde nas cidades, que apresentam novas direções nas pesquisas e ações em saúde urbana. Para ela, o objetivo das pesquisas é simular um novo jeito de pensar saúde nas cidades, discutir o uso de dados e métodos para responder às perguntas relevantes sobre políticas e promover ações para melhorar a saúde urbana.

Após a palestra, foi lançado o livro “Saúde Urbana em Belo Horizonte”, organizado pelos professores da Faculdade de Medicina e pesquisadores do OSUBH, Amélia Augusta de Lima Friche; César Coelho Xavier; Fernando Augusto Proietti; e Waleska Teixeira Caiaffa. O livro, da Editora UFMG, apresenta os resultados do “Estudo Saúde em Beagá”, inquérito de base populacional realizado pelo OSUBH nos distritos sanitários das regiões Oeste e Barreiro.