19/01 a 22/01
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, no Brasil, a retinopatia diabética apresenta 150 mil novos casos todos os anos. O Hospital do Coração afirma que a doença pode acometer até 90% dos pacientes de diabetes tipo 1 e 60% dos do tipo 2. No entanto, cerca de 70% dos pacientes diabéticos desconhecem os riscos da retinopatia.
A doença é uma das principais causas da perda de visão em pessoas entre os 20 e os 75 anos, e sua fase inicial é assintomática. A retinopatia diabética só começa a apresentar os primeiros sinais cerca de cinco anos após seu início. Por isso, o rastreio precoce é de suma importância para evitar prejuízos à visão.
No Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre a retinopatia diabética. Discutiremos os sintomas, diagnóstico e tratamento da doença. Também abordaremos as novas técnicas de rastreio da retinopatia, que fazem uso da telemedicina para capilarizar o diagnóstico pelo interior do Brasil.
Convidado:
Daniel Vitor de Vasconcelos – professor do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFMG
