Retinopatia diabética

19/01 a 22/01

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, no Brasil, a retinopatia diabética apresenta 150 mil novos casos todos os anos. O Hospital do Coração afirma que a doença pode acometer até 90% dos pacientes de diabetes tipo 1 e 60% dos do tipo 2. No entanto, cerca de 70% dos pacientes diabéticos desconhecem os riscos da retinopatia.

A doença é uma das principais causas da perda de visão em pessoas entre os 20 e os 75 anos, e sua fase inicial é assintomática. A retinopatia diabética só começa a apresentar os primeiros sinais cerca de cinco anos após seu início. Por isso, o rastreio precoce é de suma importância para evitar prejuízos à visão.

No Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre a retinopatia diabética. Discutiremos os sintomas, diagnóstico e tratamento da doença. Também abordaremos as novas técnicas de rastreio da retinopatia, que fazem uso da telemedicina para capilarizar o diagnóstico pelo interior do Brasil.

Convidado:

Daniel Vitor de Vasconcelos – professor do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFMG

Depressão na terceira idade

12/01 a 15/01

Uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da UFMG revelou que cerca de 34% dos idosos que vivem em áreas urbanas apresentam sintomas depressivos. Porém, este número é ainda maior entre as mulheres, chegando a cerca de 45%.

No Saúde com Ciência desta semana vamos entender a relação entre o envelhecimento e a vizinhança e como ela pode levar ao surgimento de sintomas depressivos. Explicaremos os motivos que levam as mulheres idosas a apresentarem mais casos depressivos e o que pode ser feito para mitigar esses danos.

Convidado:

Pablo Roccon pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG

Panorama da saúde pública em Minas Gerais

05/01 a 08/01

O Sistema Único de Saúde (SUS) é usado por mais de 70% da população brasileira, mas enfrenta insatisfação, com 93% das pessoas o classificando como ruim ou regular. Além disso, o SUS é responsável pela maior parte das vacinas distribuídas em território nacional.

No Saúde com Ciência desta semana iremos entender o que é saúde pública e qual a importância do SUS para a população. Explicaremos quais os riscos de uma possível privatização do SUS e também das quedas nas taxas de vacinação.

Convidada:

Alzira de Oliveira Jorge – professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG

Pelada do fim de semana

29/12 a 01/01

Uma pesquisa do Instituto de Medicina do Esporte de Porto Alegre, em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Federação Gaúcha de Futebol analisou lesões em 310 atletas regionais do estado ao longo de 4 meses. 92 lesões foram registradas durante o período, correspondendo a uma prevalência de quase 30%. Os membros inferiores responderam por mais de 85% das lesões, com as rupturas e distensões musculares sendo, de longe, o tipo mais frequente, totalizando aproximadamente 37% das lesões.

O futebol amador ocasional, a famosa pelada do fim de semana, não deixa de ser atividade física intensa, que também pode resultar em lesões graves quando praticada de forma irresponsável. No Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre a prevenção de lesões nas peladas do fim de semana. Falaremos sobre alongamentos, fortalecimento muscular, consumo de álcool e o papel do sono de qualidade, da alimentação balanceada e do vestuário adequado na saúde do atleta.

Convidado:

Tiago Baumfeld – professor do Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina da UFMG

Criança pode ter insônia?

22/12 a 25/12

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 15% da população global sofre de insônia crônica. No Brasil, a Associação Brasileira do Sono afirma que 72% dos brasileiros tenham algum distúrbio do sono. Os dados também apontam que 40% do país experimente algum grau de insônia, afetando mais de 73 milhões de brasileiros.

No Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre a insônia pediátrica. Falaremos sobre a diferença entre insônia grave e aguda, os fatores causadores e as formas de tratamento. Também discutiremos os prejuízos causados pela insônia e como elas afetam o aprendizado de crianças e adolescentes.

Convidada:

Ana Elisa Ribeiro – professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG

Envelhecimento saudável

15/12 a 18/12

O número de idosos brasileiros cresceu mais de 57% nos últimos 12 anos, segundo levantamento do IBGE. Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da UFMG realizou uma série de estudos que analisaram o envelhecimento ativo, saudável e a multimorbidade no Brasil e na Inglaterra.

No Saúde com Ciência desta semana iremos entender qual a relação da escolaridade com o envelhecimento saudável. Além disso, vamos nos aprofundar em quais políticas públicas contribuem para um envelhecimento mais saudável da população.

Convidado:

Janderson Silva – pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG

Prevenção da bronquiolite

08/12 a 11/12

Em todo o mundo, cerca de 150 milhões de novos casos de bronquiolite são identificados todos os anos. A doença é a principal causa de internação por infecções respiratórias em menores de 1 ano. O vírus sincicial respiratório é o principal causador da bronquiolite, responsável por aproximadamente 80% dos casos no Brasil.

No Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre a bronquiolite. Discutiremos as características da doença e faremos a distinção entre bronquite e bronquiolite. Além disso, explicaremos os sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção da infecção.

Convidado:

Cássio Ibiapina – professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG

Difteria

01/12 a 04/12

A difteria é uma doença respiratória infecciosa que foi praticamente eliminada do Brasil graças à alta cobertura vacinal. A bactéria atinge principalmente as amigdalas, a faringe, a laringe e o nariz. Entre suas possíveis complicações estão a inflamação do coração, ou miocardite, a insuficiência renal, paralisia muscular e respiratória. Se não tratada, a difteria pode levar ao óbito.

No Saúde com Ciência desta semana, conversaremos sobre difteria e vacinação. Relembraremos as características da doença, seus sintomas e as possíveis complicações geradas pelos quadros graves. Também abordaremos a importância da vacinação para a contenção da difteria e de outras doenças, além de debater a evolução da cobertura vacinal da doença nas últimas décadas.

Convidada:

Lilian Diniz – professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG

Tudo sobre o colesterol

24/11 a 27/11

Segundo o Ministério da Saúde, 4 em cada 10 brasileiros têm um nível alterado de colesterol. As doenças cardiovasculares causadas pelo colesterol alto são responsáveis por cerca de 360 mil mortes por ano no Brasil. Mas, afinal, o que é o colesterol e como ele afeta nossa saúde?

No Saúde com Ciência desta semana, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o colesterol. Diferenciaremos seus tipos, discutiremos estratégias de controle, componentes genéticos e alimentares. Além disso, conversaremos sobre políticas públicas e a epidemiologia do colesterol alto no Brasil.

Convidado:

Bruno Nascimento – professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG

Drogas sintéticas (reprise)

17/11 a 20/11

Você já ouviu falar nas drogas K? Erroneamente apelidadas de maconhas sintéticas, essa família de drogas chamou a atenção da mídia brasileira após 14 detentos de penitenciárias de Minas Gerais virem a óbito em função de overdose de drogas K.

No Saúde com Ciência desta semana, iremos conversar sobre drogas sintéticas. Vamos explicar o que são as drogas K os motivos de sua letalidade, além de discutir outras drogas, como as baseadas em anfetaminas.

Convidado:

Frederico Duarte Garcia – professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFMG