Secretário do MS defende atenção básica de qualidade

12 de setembro de 2012

O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, proferiu a aula inaugural da disciplina Políticas de Saúde e Planejamento para alunos do 8º período do curso de Medicina da UFMG, nesta quarta-feira,12. A apresentação ocorreu no auditório do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes), no 6º andar da Faculdade.

Helvécio Magalhães proferiu aula inaugural para alunos do 8º período. Foto: Bruna Carvalho.

Magalhães afirmou que a universalização da saúde pública é hoje uma realidade no Brasil, sendo a atenção básica um componente fundamental para gerar além do amplo acesso, qualidade nos serviços prestados. “Agora que garantimos um acesso amplo, precisamos pensar na qualidade dos serviços, e atenção básica tem papel importante nessa melhoria qualitativa”, avaliou.

De acordo com o secretário, para reforçar o acesso universal e a qualidade nos serviços de saúde destinados à população, as redes básicas de saúde precisam ser pensadas como prioridade na hora de destinar os recursos. “A atenção básica à saúde, atualmente, é tratada como prioridade orçamentária. O reflexo disso são resultados importantes como redução da mortalidade infantil e uma rede de cuidados que alcança cada vez mais brasileiros”, disse.