Segunda audiência do PDI tem participação da comunidade acadêmica

O Plano de Desenvolvimento Institucional 2024 – 2029 recebeu sugestões do público para melhorias na UFMG

31 de agosto de 2023 - , ,

Comissão ouve comunidade. Foto: Centro de Comunicação Social

Com o objetivo de tratar sobre assuntos importantes para a comunidade acadêmica da UFMG, a audiência pública do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) busca ouvir e adequar suas propostas para os próximos cinco anos. A reunião foi realizada no Campus Saúde às 14h e contemplou as unidades da região central: Faculdade de Medicina, Escola de Enfermagem, Faculdade de Direito, Escola Arquitetura, além de outros espaços da Universidade.

Formaram a mesa os membros da Comissão de Sistematização do PDI, as professoras Benigna Oliveira, Viviane Birchal e Daniele Zárate. A banca levou em consideração o atual momento e trouxe assuntos como a saúde mental, diversidade, transdisciplinaridade e divulgação científica. Segundo a presidente da comissão, Benigna Oliveira, “é importante que as unidades consultem suas comunidades e tragam as sugestões específicas para completar o plano e construirmos a universidade que queremos para os próximos anos”.

Após a apresentação do plano, o evento foi aberto para a comunidade registrar suas opiniões e sugestões. “Quero agradecer por essa metodologia que abre para escuta e segue a missão democrática da nossa instituição. Com isso, é necessário a inclusão da defesa ao SUS como um princípio institucional dentro do projeto apresentado”, apontou Alamanda Kfoury, Diretora da Faculdade de Medicina. A reunião contou também com a presença de estudantes, que propuseram melhorias para a Universidade.

Assista a audiência completa:

PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é documento obrigatório para credenciamento e recredenciamento das Instituições de Ensino Superior (IES) no Ministério da Educação (MEC). O documento tem o objetivo de aumentar a transparência no relacionamento com outras instituições e com a sociedade em geral e consolidar as bases do planejamento e da gestão interna da instituição.

O Plano é também referência para avaliação interna e externa e verificações por parte dos órgãos de controle e requisito para adesão a programas do governo federal.

Próximos passos
– 1º de setembro: audiência pública no campus Montes Claros
– Até 4 de setembro: encaminhamento de contribuições individuais e de propostas das unidades acadêmicas e administrativas
– Outubro: entrega da versão final
– Novembro: tramitação do texto final no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e no Conselho Universitário.