Semana das Crianças no Espaço do Conhecimento UFMG

09 de outubro de 2017

Oficinas, brincadeiras, contação de histórias e passeios guiados pela exposição em programação gratuita

Caça ao tesouro, viagem pelos oceanos, criação de personagens e um mergulho na cultura africana. A Semana das Crianças do Espaço do Conhecimento UFMG será entre os dias 10 e 15 de outubro, com programação gratuita e aberta ao público. Confira:

Terça-feira, 10 de outubro
11h – Diário de Bordo: História dos Navegantes
A contação de histórias retoma lendas de aventuras dos marinheiros, que incluíam monstros marinhos, tempestades e naufrágios, na época das grandes navegações.

Quarta-feira, 11 de outubro

14h – Oficina Brincando de Ser Cientista
As crianças tentarão descobrir qual objeto está dentro de uma caixa sem poder abri-la, usando apenas os sentidos e a intuição. Elas serão orientadas a aplicar alguns métodos científicos, como criar argumentos e hipóteses.

15h – Perdidos na Ilha do Conhecimento
A exposição de longa duração do museu, Demasiado Humano, será o palco de uma caça ao tesouro. Fantasiados e carregando lupas e mapas, os participantes vão descobrir os instrumentos de sobrevivência, registro e rastro de outras culturas.

Quinta-feira, 12 de outubro
11h- Oficina Brincando de Ser Cientista

15h – Oficina Arte: Colagem
Os participantes serão estimulados a criar a própria obra de arte com pedaços de revistas, jornais e livros.

Sexta-feira, 13 de outubro
14h- Jogos e Brincadeiras Teatrais
Técnicas teatrais para crianças

Sábado, 14 de outubro
11h- Oficina Brincando de Ser Cientista

15h – Cosmogonia Yorubá e Outras Histórias
Na exposição Demasiado Humano, os visitantes serão apresentados à narrativa do povo Yorubá, que habitava a região da Nigéria, sobre o surgimento do mundo e do ser humano. Segundo a tradição, uma galinha ajudou a espalhar a terra primordial do planeta, fruto de uma missão dada por um grande orixá aos seus filhos. Na atividade, outras visões do nascimento do universo serão abordadas, como a Maia, a Maxacali, a Judaico-Cristã e a Grega.
Domingo, 15 de outubro
15h – Mediação Coletiva

Mediadores e público batem papo sobre origem do universo, surgimento da vida na Terra e vários outros assuntos abordados pela mostra Demasiado Humano.
Espaço do Conhecimento UFMG
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700, no bairro Funcionários.

Mais informações: 3409 8350.

Redação: com Comunicação