Seminário de Bioética – Racismo na Saúde e no ensino: Como superar?

18 de outubro de 2023

Local: Auditório do Cetes - 6º andar da Faculdade de Medicina
Horário: 8h30

A Faculdade de Medicina da UFMG promove o seminário de bioética “Racismo na Saúde e no ensino: Como superar?”. O evento acontece no dia 18 de outubro, de 8h30 ao 12h30, no auditório do Cetes (6° andar da Faculdade de Medicina da UFMG).

Será debatido questões éticas inerentes às disparidade e desigualdades raciais na saúde, abordando a forma como o racismo estrutural impacta a tomada de decisão, o acesso igualitário aos serviços de saúde e a equidade no cuidado médico.

O objetivo deste seminário é aprofundar essas discussões e buscar soluções para questões críticas de antirracismo no setor educacional e nos serviços de saúde, a partir da Bioética, cuja a visão é comprometida com a defesa dos direitos humanos, para o reconhecimento dos problemas gerados pelo racismo e no seu enfrentamento. Além de promover um diálogo inclusivo e construtivo para enfrentar o impacto do preconceito, visando uma sociedade mais justa e consciente.

Irão participar da mesa a jornalista, cientista política, criadora da Casa Dandara e ativista do movimento negro, Diva Moreira; o professor do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG e integrante da Comissão Permanente de Enfrentamento ao Racismo (CPER), Uálisson Nogueira do Nascimento, e a estudante do curso de Medicina da UFMG e integrante da Liga Acadêmica de Saúde da População Negra (LASPON), Maria de Fátima Ferreira Batista.

O evento é gratuito, destinado a profissionais da saúde, estudantes, professores, pesquisadores, técnico-administrativos e toda a população.

Clique para se inscrever

Saiba mais: