Seminário de Ensino debate autoavaliação do curso

Evento acontece em todos os anos, antecede a primeira semana letiva e visa discutir melhorias


15 de fevereiro de 2024


A Diretoria da Faculdade de Medicina da UFMG promove, por meio do Núcleo Docente Estruturante (NDE), mais uma edição do Seminário de Ensino, que acontece nos dias 29 de fevereiro e 1º de março de 2024. O evento  será realizado no auditório do 4º andar, sala 463, de 9h às 12h e de 14h às 17h, e não requer inscrição prévia.

O Seminário de Ensino é um evento periódico, promovido pelo NDE do curso de Medicina, e aberto à comunidade do campus saúde, no qual são abordados temas relevantes para o aprimoramento do curso. Os temas são identificados no processo de autoavaliação desenvolvido pelo NDE ao longo do ano anterior. 

“O novo Projeto Pedagógico do Curso de Medicina, assim como a nova matriz curricular, foram aprovados pela Câmara de Graduação em novembro de 2023 e sua implementação deve ocorrer no segundo semestre de 2024. O Seminário de Ensino será mais uma oportunidade de apresentar quais foram as mudanças e como será a estratégia de implementação para a comunidade”, pontua a vice-diretora, Cristina Alvim.

O objetivo do evento é dialogar com a comunidade, buscando ampliar a compreensão dos problemas e construir de forma coletiva propostas. A autoavaliação do curso deve contemplar a participação da comunidade acadêmica, conforme previsto pelo SINAES/Lei nº 10.861. 

Dessa forma, o seminário visa discutir como as atualizações e inovações são necessárias, especialmente após os aprendizados vivenciados com a situação de pandemia. “Para além das exigências normativas e legais, almejamos a excelência no ensino de graduação, aproximando a prática cotidiana da teoria prevista no Projeto Pedagógico do Curso”, afirma Cristina. 

De acordo com a professora, o tema foi escolhido porque a avaliação é como um momento de reflexão sobre o que é feito, como uma análise dos objetivos propostos e resultados alcançados. A avaliação não deve ser um instrumento de desconfiança e punição. Assim, compreende-se a avaliação como promotora de boas práticas e formativa para docentes e discentes. 

Por fim, a semana que antecede o primeiro dia do semestre letivo está consolidada como oportunidade para o encontro da comunidade acadêmica, após os recessos, férias e carnaval. “Um tempo protegido e dedicado à reflexão conjunta para dizer o que desejamos e nos comprometemos a fazer neste ano de 2024”, finaliza.

Novos PPCs

Em 2022, a Congregação da Faculdade de Medicina aprovou novos PPCs para as graduações de Medicina, Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia. As discussões ocorreram com participação dos estudantes, por meio do Núcleo Docente Estruturante (NDE). 

As mudanças visam adequar os cursos às diretrizes da UFMG e do Ministério da Educação (MEC), além de avançar em temas como acessibilidade e saúde mental.