Seminário de graduação debate reformas curriculares nos cursos da Faculdade de Medicina

02 de março de 2023 - , ,

Foto: Luís Cunha

Seminário sobre ensino na Graduação acontece entre hoje e amanhã no prédio da Faculdade de Medicina da UFMG (sala 463 – 4° andar). Durante o primeiro dia, o evento discute as reformas curriculares dos cursos da Unidade: Medicina, Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia. As ações foram desenvolvidas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) desde o ano de 2015.

Em meio a essas mudanças, a ideia para graduação de Fonoaudiologia é aproximar os alunos do curso e levar a prática para mais cedo no ensino. Dessa forma, os alunos conseguem se aprimorar ainda mais nos atendimentos e contato com a profissão.

Além disso, o curso de medicina terá uma redução de carga horária em 21 disciplinas, de forma que o ritmo de ensino não atrapalhe outros aspectos na vida pessoal dos alunos e nem dos professores e docentes. No ano de 2021, a carga horária era de 7.755h, e atualmente passou a ser 7.290h.

No curso de Tecnologia em Radiologia também houveram mudanças, como a inclusão de Citologia e Histologia como disciplinas obrigatórias da graduação. Já a disciplina de Primeiros Socorros passa a ser formação livre e a disciplina de Pesquisa Clínica é optativa.

O evento acontece até às 16h, e continua com as discussões amanhã (3). O seminário é aberto à comunidade, com participação de servidores docentes, técnicos-administrativos em educação e discentes.

Mais informações sobre o seminário.