Seminário sobre Linguagem lota Salão Nobre

26 de março de 2008

p3150074.JPGMais de 300 estudantes e profissionais participaram do II Seminário de Linguagem e Literatura Infantil, promovido pela 12ª turma do curso de Fonoaudiologia da UFMG no último dia 15 de março.

O Seminário, realizado no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, abordou temas como a aquisição e consciência fonológica, principais mecanismos de leitura e avaliação em adultos.

Márcia Bastos Rezende, professora de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, fez palestra sobre a “importância do brincar” e os benefícios que a criança pode obter, como consciência social, interação com colegas e adaptação a mudanças. Em outra palestra, sobre “Educação e Tecnologia”, os participantes ficaram conhecendo o projeto e-Labore, que contribui para a investigação da linguagem com apoio da tecnologia.

Depois das palestras, cada aluno participou de um tipo de oficina, com temas como “Literatura Infantil”, “Consciência Fonológica” e “Guimarães Rosa”. No encerramento, a estudante Luiza Lara, do 6º período de Fonoaudiologia, ao lado de Leandro Figueiredo, fizeram apresentação musical.

Segundo a estudante Danielle Nunes, do 5º período de Fono, o seminário foi bastante proveitoso. “Gostei muito dos temas propostos e mais ainda das palestras, com destaque a palestra do ‘brincar'”, conta. Sobre as oficinas, ela disse que gostaria de participar de todas, mas optou pela de Literatura infantil. “Apaixonei! A contadora de histórias Daniela é sensacional e nos deu dicas valiosíssimas. Posso dizer que o seminário alcançou minhas expectativas e trouxe conhecimentos diversos que me acompanharão por toda a minha vida acadêmica”, elogiou.

Redação: Pollyanna Barros Batista e Ana Fernanda Rodrigues Cardoso – estudantes de Fonoaudiologia UFMG

Fotos: Alessandra Juliana de Carvalho, 6° período de Fonoaudiologia UFMG