Seminário debate pesquisa em saúde do trabalhador


16 de novembro de 2015


Seminário Ada - saúde do trabalhadorVisando discutir as doenças e problemas psicossociais associados às condições de trabalho, a Faculdade de Medicina realizará, no dia 24 de novembro, o seminário “Problemas Emergentes: novos desafios para a pesquisa em saúde dos trabalhadores”. O evento é aberto ao público e será na sala Amílcar Vianna (62), das 9h às 12h.

Para a discussão, o encontro receberá o professor da Universidade de Toronto/Canadá, Carles Muntaner. Segundo a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina, Ada Ávila Assunção, a presença do especialista é importante para o diálogo permanente com a comunidade acadêmica internacional.

“O professor Muntaner e sua equipe, junto a outros pesquisadores latino-americanos, vêm desenvolvendo pesquisas sobre a relação entre a ocupação, condições de trabalho e a saúde dos trabalhadores”, explica Ada, que coordena o Núcleo de Estudos sobre Condições de Trabalho e Saúde (Nest) da Faculdade. Para ela, a troca de experiências entre o Núcleo e a abordagem de Muntaner será muito rica para avanços nas estratégias na pesquisa ocupacional.

Logo após as palestras dos dois especialistas, o público poderá expor suas opiniões e fazer perguntas. “Com essa abertura, ampliaremos o debate e receberemos contribuições dos diversos profissionais que atuam na saúde dos trabalhadores”, destaca a professora.