Indicadores de promoção da saúde nas empresas


30 de setembro de 2008


“Promoção de Saúde e Gestão Organizacional” é tema do seminário dirigido a gestores e outros profissionais vinculados a programas de promoção da saúde nas empresas que será realizado como parte da programação do 1º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, de 12 a 15 de novembro.

No seminário, que acontece nos dias 13 e 14 de novembro, especialistas da UFMG e gestores de empresas reconhecidas em práticas de promoção de saúde vão debater as experiências nesse campo, os modelos e as políticas adotadas, para tentar responder a perguntas como: “vale a pena investir em promoção de saúde?”, “por onde começar?” e “como aproveitar a estrutura organizacional para implementar programas de promoção de saúde?”.

O seminário tem como meta a construção de indicadores de promoção da saúde na perspectiva das organizações. “Esses indicadores poderão ser utilizados para monitorar e melhorar, ao longo do tempo, o desempenho dos processos de promoção da saúde implementados em organizações de diferentes setores, naturezas e portes e nas comunidades com as quais  interagem, através de projetos socioambientais”, explica a professora Elaine Emar Ribeiro Cesar, diretora de Qualidade na Saúde da União Brasileira para a Qualidade (UBQ) e uma das organizadoras do evento.

Para o coordenador do seminário, professor João Gabriel Marques Fonseca (CLM), discutir questões como essas é imprescindível para o crescimento das organizações. “A promoção da saúde abrange um conjunto de ações que tem como objetivo central a saúde e não a doença; para promover saúde não precisamos pensar em doenças”, explica. “Isso faz uma grande diferença na promoção do bem-estar das pessoas, além de ser fundamental para a produtividade das empresas”, destaca.

O seminário tem 80 vagas disponíveis. Mais informações e o link para as inscrições estão disponíveis no site do Congresso, pelo telefone (31) 3409 4220 ou pelo e-mail callcenter@fundep.ufmg.br.