Seminário discute integração entre ensino e serviços de saúde

Evento, realizado no Hospital das Clínicas da UFMG, faz parte da estratégia de aproximação entre universidade e unidades acadêmicas.

23 de abril de 2024 - , ,

Foto: Divulgação/Ebserh

Na última sexta-feira (19), aconteceu no Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o seminário “Integração ensino e serviço pela formação de qualidade”. Em sua terceira edição, o evento, uma parceria entre o hospital e a Pró-Reitoria de Graduação da UFMG, teve como objetivo discutir os desafios do ensino no âmbito do HC-UFMG, que é campo de estágio para mais de dois mil alunos por ano, apresentar os avanços de 2023 e as perspectivas para 2024 e fortalecer a articulação do ensino e do serviço na parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais.

O Pró-Reitor de Graduação da UFMG, professor Bruno Otávio Soares Teixeira, abriu o seminário, ressaltando a importância do hospital-escola para formação em serviço, principalmente dos estudantes da área da saúde, “mas não somente os estudantes da área da saúde”. “Temos trabalhado em conjunto com o hospital, pensando em mecanismos para superar alguns dos desafios e aprimorar a qualidade das atividades acadêmicas curriculares que aqui são ofertadas”, disse.Seminário promoveu reflexões para fortalecer a articulação do ensino e do serviço e saúdeO superintendente do HC-UFMG, professor Alexandre Rodrigues Ferreira, disse que as constantes reflexões que a instituição se propõe a fazer é que elevam o seu grau de excelência. “Nossa finalidade é a assistência de qualidade, mas com a formação de pessoas, e poder parar para refletir sobre isso é importante. O HC está prestes a completar 96 anos, mas a gente sabe que tem muita coisa que precisa ser debatida e melhorada, porque constantemente há mudanças que envolvem, por exemplo, políticas de governo”, afirmou o gestor, lembrando que “trata-se de um hospital 100% SUS que forma pessoas para o que o país precisa”.

Foto: Divulgação/Ebserh

O início das discussões foi com a palestra “Desafios do ensino no âmbito do Hospital das Clínicas”, ministrada pela gerente de Ensino e Pesquisa do hospital, professora Fabiana Maria Kakehasi. Em seguida, a chefe da Unidade de Graduação, Ensino Técnico e Extensão do HC-UFMG, professora Sônia Maria Nunes Vieira, falou sobre “Avanços de 2023 e as perspectivas para 2024”. A diretora de Mobilidade, Estágio e Bolsas da UFMG, professora Fabiane Ribeiro Ferreira, finalizou o seminário com a palestra “Fortalecimento da articulação ensino e serviço na parceria UFMG e Hospital das Clínicas”.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFMG é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Redação: Luna Normand com revisão de Danielle Campos

Comunicação da Ebserh