Seminário busca aperfeiçoar professores para metodologias de ensino

19 de setembro de 2019 - , , ,

O Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG realiza em 9 de outubro, quarta-feira, das 8h às 12h, o I Seminário Ensino do Departamento de Cirurgia 2019. Inspirado no Programa de Desenvolvimento Docente da Faculdade, que realiza oficinas semestrais de capacitação de docentes, o evento tem como proposta aperfeiçoar a prática docente e capacitar para o uso de ferramentas didáticas, bem como apoiar os professores que estão chegando à Instituição.

As atividades são voltadas para os docentes do próprio departamento e ocorrem no Laboratório de Informática da Faculdade, localizado na sala 321, e na sala 62, no andar térreo da Instituição.

De acordo com o idealizador do seminário, professor Bernardo Almeida Campos, subchefe do Departamento de Cirurgia, professores da Faculdade com experiência em ensino médico e didática foram convidados para explicar o funcionamento do moodle e abordar assuntos como a validade e confiabilidade da avaliação do estudante e o uso de metodologia ativa.

Os benefícios desse evento, Campos garante, são para todos: alunos e professores. “Os estudantes são beneficiados com melhoras na parte didática de ensino e os professores, especialmente os que estão chegando, podem aperfeiçoar o uso do diário eletrônico, do moodle e ampliar conhecimentos sobre ferramentas didáticas e como aplicá-las no dia a dia ”, explica.

Durante o seminário, os participantes poderão discutir metodologias de ensino como a de aprendizagem baseada em grupos para possam utilizá-las em diferentes contextos. O momento também será de integração e confraternização entre os professores, onde poderão compartilhar dificuldades e experiências. A proposta é que o seminário seja realizado periodicamente.