Setembro Verde: Risoleta Neves incentiva a doação de órgãos e tecidos
19 de setembro de 2022 - doação de órgãos, Hospital Risoleta Neves, HRTN
Ser doador de órgãos é pensar na continuidade da vida ao proporcionar uma nova chance a outra pessoa. Atualmente, cerca de 50 mil brasileiros aguardam na fila à espera de um transplante e com a pandemia o número de doações vem caindo: hoje, está 60% menor do que antes da Covid-19.
Neste mês, divulgamos a campanha Setembro Verde para reforçar a importância do tema. Informe-se, seja um doador de órgãos e incentive as pessoas a conversarem com os familiares sobre a doação.
Risoleta: uma unidade de captação de órgãos e tecidos
Desde 2007, a CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) do Risoleta atua na identificação de possíveis doadores, viabilizando o diagnóstico de morte encefálica, acolhendo os familiares de pacientes falecidos e oferecendo a eles a possibilidade da doação de órgãos e tecidos para transplantes.
Assim que uma doação é autorizada, inicia-se uma série de ações com protocolos rígidos. As cirurgias de transplantes não são realizadas no Risoleta: nosso Hospital é uma unidade de captação. Cerca de 96% dos procedimentos de doação de órgãos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre junho de 2021 e junho de 2022, o Risoleta conduziu o processo para 36 doações de múltiplos órgãos e tecidos, que ajudaram aproximadamente 90 pessoas a ter uma nova oportunidade de recomeçar.
Depoimentos
Quando uma família diz sim à doação de órgãos, até dez vidas podem ganhar continuidade. Fernanda Moreira (33) estava desde 2020 na fila para receber um rim e foi transplantada em 2021. Lucas Leal (25) precisa de um coração e aguarda a doação desde o início deste ano.
Conheça suas histórias:
Cartilha informativa
Você sabia que podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões? Essas e outras informações importantes estão disponíveis na cartilha “Doação de Órgãos e Tecidos”, produzida pela CIHDOTT do Risoleta.
Assessoria de Comunicação do Hospital Risoleta Tolentino Neves