Show Medicina é atração da História da Medicina desta sexta-feira

16 de outubro de 2018

Nesta sexta-feira, 19 de outubro, a disciplina História da Medicina promove aula aberta sobre o “O Show Medicina”. O grupo de teatro da Faculdade de Medicina é um dos mais antigos do país e há seis décadas congrega professores, alunos e funcionários na produção e realização de espetáculos anuais. A aula será das 11h30 às 12h30, na sala s146, no andar subsolo da Faculdade, em frente ao Laboratório de Anatomia Humana. Não é necessária inscrição prévia.

Peça da primeira apresentação do Show Medicina, em 1954.

O professor Carlos Augusto de Barros Vieira, atualmente na Fundação Unimed, foi o convidado do Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor) para contar a história da formação e trajetória do grupo. O enfoque da aula será o período de 1964 e 1968, quando Carlos foi aluno da Faculdade de Medicina e integrante  do Show.

O professor conta que a companhia, considerada tradição artístico-cultural da Faculdade, chegou a ser interrompida no período da ditadura militar. No entanto, ressurgiu e continua a abordar temas de relevância política e para a área médica.

“A importância do Show tem a ver com seus temas políticos, históricos e humorísticos, relacionados com a faculdade, a profissão médica, a nossa sociedade e o nosso país”, explica Carlos.

História da Medicina
O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, em que são discutidos temas como nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados. A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG, mas a participação é aberta para qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: Cememor – 3409 9106