Show Medicina promove pinturas de salas de Pediatria do Ambulatório Bias Fortes

22 de julho de 2022 - , ,

Integrantes do Show Medicina e a professora Fernanda Minafra junto às filhas. Foto: Arquivo Pessoal/Show Medicina

No último final de semana, nos dias 16 e 17 de julho, o Show Medicina, grupo de teatro formado por estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG, realizou a pintura de desenhos infantis em quatro salas da Pediatria do Ambulatório Bias Fortes, do Hospital das Clínicas da UFMG. A ação faz parte do projeto Show em Cores e contou com a participação 25 integrantes do Show Medicina, além da professora do Departamento de Pediatria (PED) da Faculdade, Fernanda Minafra, e suas filhas.

A ideia surgiu em 2020 com a parceria da então presidente do grupo, Mislene Lamounier, e a professora Fernanda, para usar as habilidades artísticas do Show Medicina, que já faz pinturas para o seu espetáculo todo ano, e proporcionar um visual diferente da “cara de hospital”. Mas, devido à pandemia, foi necessário adiar. Só neste ano o projeto ganhou forma e planejamento. A realização contou com recursos financeiros dos próprios docentes do PED e de alunos.

“Havia uma necessidade de um ambiente mais acolhedor e alegre. E entendemos que esse ambiente colorido proporciona mais humanização tanto para a melhoria da qualidade do atendimento dos pacientes, dos seus acompanhantes ou mesmo para os próprios servidores que trabalham no local”, relata a professora Fernanda Minafra. “Ficamos muito honrados com o convite e muito felizes em deixar o Ambulatório de Pediatria mais alegre, colorido e divertido”, acrescenta a estudante e presidente do Show Medicina, Beatriz Barros de Freitas.

Sobre o processo, Minafra explica que os alunos fizeram os esboços com ideias de desenhos no papel e transfeririam para a parede usando giz de cera. Também houve uma preocupação em relação aos materiais e economia, usando tintas laváveis e corantes em cores primárias (vermelho, azul e amarelo) para obter as cores desejadas após misturar. “A intenção é que esse movimento cresça e que todo o andar fique mais colorido”, pontua.

“Para mim e para todo o grupo foi uma experiência absolutamente incrível! Poder nos juntar para deixar nossa marca como alunos e alegrar as salas nas quais tanto aprendemos é realmente um privilégio para poucos! Levar arte para a sociedade é uma missão do nosso grupo a qual temos muita honra em cumprir, e pensar que, nesse caso, pudemos impactar nosso próprio cenário de aprendizado, um espaço compartilhado por tantos colegas, professores e pacientes, é algo que nos deixa muito felizes e realizados! Vamos nos lembrar pra sempre dessa experiência como um momento marcante da nossa trajetória na Faculdade de Medicina, como grupo artístico e corpo de estudantes que ama a arte e a medicina”

Beatriz Barros de Freitas, presidente do Show Medicina

Os responsáveis pela ação já receberam muitos feedbacks positivos, mas ainda não foi possível conferir a reação dos pacientes, porque o ambulatório está fechado neste período de férias. “Aguardamos ansiosamente o retorno das aulas no final de agosto, quando a gente vai poder ver o ambulatório retornando ao funcionamento e a reação deles”, afirma Beatriz. “Esperamos que eles se sintam bem acolhidos”, completa Fernanda.

Confira também o vídeo produzido pelo Show Medicina com algumas imagens do novo ambiente: