SIG Sim Saúde relata experiência com projeto de monitoria interprofissional

30 de outubro de 2018

O próximo encontro do Grupo de Interesses Especiais em Simulação em Saúde (SIG Sim Saúde) terá como tema “A experiência da monitoria interprofissional com os acadêmicos de Enfermagem e Medicina da Unifesp”. O encontro será na próxima terça-feira, 6 de novembro, às 12h, na sala de videoconferência do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes).

Foto: Carol Morena

Podem participar alunos, professores e demais interessados no assunto.  As convidadas para ministrar a videoconferência são as professoras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Tânia Domingues e Sheila Coelho. De acordo com elas, o encontro irá discutir o relato de experiência de um projeto de monitoria com simulação clínica interprofissional, realizado com alunos dos cursos de graduação em Medicina e Enfermagem. Eles foram treinados para desenvolverem algumas habilidades técnicas e replicarem para os demais alunos.

Para a professora Tânia Domingues, é importante que os estudantes desenvolvam uma comunicação efetiva e aprendam a trabalhar em equipe para tomada de decisões assertivas. “Sentimos a necessidade de implementar um programa de monitoria para treinar habilidades técnicas e competências com os alunos dos dois cursos”, complementa.

SIG Sim Saúde

A Faculdade de Medicina da UFMG e o Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) recebem, toda primeira terça-feira do mês, videoconferências com temas relacionados à simulação em saúde.

O SIG Sim simulação em Saúde pertence à Rede Universitária de Telemedicina (Rute), que reúne grupos de interesses especiais em saúde e conta com sessões colaborativas em que profissionais das instituições pertencentes à rede se reúnem para discutir, virtualmente, temas de ensino, pesquisa e assistência.

As videoconferências são realizadas mensalmente, das 12h às 13h, na sala de videoconferência do Cetes, no 6º andar da Unidade. Certificados de participação são emitidos pelo Centro de Extensão da Faculdade de Medicina da UFMG.