SIG Sim terá debate sobre simulação na obstetrícia

31 de maio de 2019

Na próxima terça-feira, 4 de junho, acontece o encontro do Grupo de Interesses Especiais em Simulação em Saúde (SIG Sim Saúde) da Faculdade de Medicina da UFMG, com o tema “Simulação na educação médica/Obstetrícia”. O evento será realizado às 12h, no auditório do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes), no 6º andar da Instituição. A participação garante recebimento de certificado e é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

A responsável pela palestra será a professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade, Juliana Barra. Ela afirma que a gestão de eventos críticos requer competências além do conhecimento teórico e técnico, como as capacidades psicomotoras e comportamentais. “O uso de simulação no ensino médico permite o treino e a avaliação dessas capacidades do profissional da saúde, sem colocar em risco o paciente ou a equipe”, defende.

A professora afirma que as emergências médicas estão associadas a elevadas taxas de morbidade e mortalidade e acredita que a realidade no Brasil ainda é grave. “Nos últimos anos, nosso país teve importantes resultados na redução da mortalidade em alguns setores. No entanto, a razão da mortalidade materna e infantil nacional, por exemplo, ainda continua elevada, cerca de três ou quatro vezes maior, comparativamente aos países desenvolvidos”, informa.

SIG Sim Saúde

A Faculdade de Medicina da UFMG e o Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) recebem, toda primeira terça-feira do mês, videoconferências com temas relacionados à simulação em saúde.

O SIG Sim Saúde pertence à Rede Universitária de Telemedicina (Rute), que reúne grupos de interesses especiais em saúde e conta com sessões colaborativas em que profissionais das instituições pertencentes à rede se reúnem para discutir, virtualmente, temas de ensino, pesquisa e assistência.

As videoconferências são realizadas mensalmente, das 12h às 13h, na sala de videoconferência do Cetes, no 6º andar da Unidade. Certificados de participação são emitidos pelo Centro de Extensão da Faculdade de Medicina da UFMG.